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O Trabalho de campo como recurso de ensino em geografia, em unidades de conservação ambiental : o Parque Estadual de Itapuã

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O Trabalho de campo como recurso de ensino em geografia, em unidades de conservação ambiental : o Parque Estadual de Itapuã

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Título O Trabalho de campo como recurso de ensino em geografia, em unidades de conservação ambiental : o Parque Estadual de Itapuã
Autor Amorim, Márcio Estrela de
Orientador Rego, Nelson
Data 2006
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Assunto Educação ambiental
Geografia : Ensino
Geografia ambiental
Parque Estadual de Itapuã (Viamão, RS)
[en] Environmental education
[en] Environmental protected areas
[en] Field work
[en] Geography
[en] Teaching resource
Resumo Esta dissertação trata do trabalho de campo como recurso de ensino em Geografia. O enfoque são as áreas de proteção ambiental, mais especificamente o Parque Estadual de Itapuã. O principal objetivo é verificar como os professores do Ensino Fundamental (séries finais) e do Ensino Médio estão utilizando essa área de proteção ambiental em seus trabalhos de campo. Para levantamento das atividades realizadas pelos professores, aplicou-se um questionário para todos os que utilizaram o Parque Estadual de Itapuã no segundo semestre letivo de 2003. Esta análise é pautada nos objetivos apontados no plano de manejo do parque e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como numa literatura relacionada ao tema. Por fim analisam-se, as respostas individualmente, com base no referencial teórico. Constatou-se que o trabalho de campo continua sendo um instrumento propiciador de aprendizagem significativo e, quando utilizado em áreas de proteção ambiental, proporciona o desenvolvimento da postura ecológica cidadã, atuando assim, como recurso de educação ambiental.
Abstract This essay focuses on field work as a resource for teaching Geography. The focus is on environmental protection, especially Parque Estadual de Itapuã. The main objective is to verify the use of the park by elementary and high school teachers when working outside the classroom with their students. In order to acquire this information a questionnaire was applied for all the ones who used the park in the second semester of 2003. The analysis was based on the objectives of management of the park, on the national curriculum and also on bibliography related to the theme. Eventually, based on the theory, all the answers are analyzed individually. It was realized that field work is still a very meaningful learning tool and, when working in an area of environmental protection, it brings ecological awareness to the students and therefore, environmental education.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/12504
Arquivos Descrição Formato
000625718.pdf (520.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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