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Formação permanente de professores de Educação Física na Rede Municipal de ensino de Porto Alegre no período de 1989 a 1999: um estudo a partir de quatro escolas da Rede

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Formação permanente de professores de Educação Física na Rede Municipal de ensino de Porto Alegre no período de 1989 a 1999: um estudo a partir de quatro escolas da Rede

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Título Formação permanente de professores de Educação Física na Rede Municipal de ensino de Porto Alegre no período de 1989 a 1999: um estudo a partir de quatro escolas da Rede
Autor Günther, Maria Cecília Camargo
Orientador Molina Neto, Vicente
Data 2000
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Assunto Educação física e treinamento : Educação
Escolas
Esportes
Professor
Qualificação profissional
[en] Padagogic practice
[en] School Physical Education
[en] Teacher trainning
Resumo Através desta etnografia, busquei desenvolver algumas interpretações de significados que considero relevantes para a compreensão do processo de formação permanente do professorado de Educação Física para os próprios docentes e o possível impacto que este processo possa ter sobre sua prática pedagógica cotidiana. Os achados obtidos através de entrevistas e observação participante me levaram a compreender aspectos relevantes que permeiam o processo formativo dos professores envolvidos que vão para muito além de sua formação acadêmica e cursos de aperfeiçoamento que venham a fazer durante sua vida profissional. As diferentes experiências profissionais, o fazer pedagógico diário, suas possibilidades e limites de autonomia docente e a crescente proletarização do magistério são aspectos que permeiam seu processo formativo, influenciando na sua ação docente. A análise mais específica das diversas ações de formação permanente que têm sido oferecidas aos professores da Rede Municipal de Porto Alegre, através de falas significativas dos colaboradores, me leva a pensar que, ainda que nem sempre contemplem as expectativas do professorado, têm, de uma forma geral, levado a um repensar das práticas pedagógicas e a possíveis mudanças neste processo. Ainda assim, fica fortemente assinalado o desejo, por parte dos professores, de que se constitua um espaço de reflexão com seus pares no interior da própria escola, onde possam analisar e redimensionar suas práticas pedagógicas junto ao espaço onde estas têm lugar. A questão da autonomia das escolas e do próprio professorado é fator importante neste processo. Embora a formação vista de uma forma mais ampla seja valorizada, foi expresso um anseio por um espaço de formação permanente onde possam discutir e refletir sobre questões específicas da Educação Física escolar, necessidade esta que não vem sendo suprida, mesmo quando da participação dos professores em eventos específicos da área, fora do âmbito da Prefeitura. A questão dos ciclos, ainda que não seja tema central, esteve muito presente na fala dos entrevistados, uma vez que tem sido tomada como eixo das ações de formação oferecidas aos professores da rede escolar em questão. Ainda que esta questão seja bastante controvertida, seu aspecto de mudança tem possibilitado que se formem alguns espaços de estudo no interior das escolas, o que é valorizado por grande parte dos colaboradores. Considero que a questão da autonomia do professorado parece ser a de maior relevância e que mereceria maior aprofundamento por parte de todos os segmentos envolvidos, de modo a um processo formativo onde os professores sintam seus interesses efetivamente contemplados e percebam-se como produtores de seu próprio saber.
Abstract Through this ethnography, I looked for to develop some interpretations of meanings that I consider important for the understanding of the process of the faculty's of Physical Education permanent formation for the own ones teaching and the possible impact that this process can have on its daily pedagogic practice. The discoveries obtained through interviews and participant observation took me to understand important aspects that permeate the formative process of the involved teachers that goes for a lot besides your academic formation and improvement courses that come to do during your professional life. The different professional experiences, doing daily pedagogic, your possibilities and limits of teaching autonomy and the growing impoverishment of the professor ship are aspects that permeate your formative process, influencing in your educational action. The most specific analysis of the several actions of permanent formation that they have been offered to the teachers of the Municipal Net of Porto Alegre, through the collaborators' significant speeches, takes me to think that, although not always they contemplate the faculty's expectations, they have, in a general form, taken the one to rethink of the pedagogic practices and to possible changes in this process. Nevertheless, it is marked strongly the desire, on the part of the teachers, that a reflection space be constituted with your pairs inside the own school, where they can analyze and reword your pedagogic practices close to the space where these have place. The subject of the autonomy of the schools and of the own faculty it is important factor in this process. Although the seen formation in a wider way is valued, a longing was expressed by a space of permanent formation where they can discuss and to contemplate on specific subjects of the school Physical Education, need this that doesn't being supplied, even when of the teachers' participation in specific events of the area, out of the ambit of the City hall. The subject of the cycles, although it is not central theme, it was very present in the interviewees' speech, once it has been taken as axis of the formation actions offered to the teachers of the school net in subject. Although this subject is plenty of controvertible, your change aspect has been facilitating that formed some study spaces inside the schools, what is valued by the collaborators' great part. I consider that the subject of the faculty's autonomy seems to be the one of larger relevance and that it would deserve larger deepening on the part of all the involved segments, in way to a formative process where the teachers feel your interests indeed contemplated and be noticed as producing of your own knowledge.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/12539
Arquivos Descrição Formato
000290737.pdf (655.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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