Repositório Digital

A- A A+

Notícias Trensurb : análise de conteúdo de um veículo de comunicação dirigida.

.

Notícias Trensurb : análise de conteúdo de um veículo de comunicação dirigida.

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Notícias Trensurb : análise de conteúdo de um veículo de comunicação dirigida.
Autor Preichardt, Maiara
Orientador Liedke, Enoi Dago
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Assunto Comunicação dirigida
Jornalismo empresarial
[en] Business journalism
[en] Directed communication
[en] Institution
[en] Internal communication
[en] Organizational communication
Resumo O comportamento das organizações se modificou diante de um cenário globalizado de transformações responsável também por influenciar a evolução da comunicação organizacional, tanto externa como interna, que assumem papel estratégico no ambiente e nos relacionamentos empresa/funcionário. Considerando isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise de conteúdo do veículo de comunicação dirigida “Notícias TRENSURB” para verificar se suas mudanças refletem um posicionamento da empresa que aproxima e valoriza o colaborador interno. Como metodologia foram construídas duas tabelas classificatórias estabelecendo características e dados a serem analisados na sequencia. A pesquisa constatou que várias mudanças positivas aconteceram, com o passar do tempo e a evolução do boletim, que refletem maior aproximação da Trensurb com seu público interno, mas verifica-se, também, que alguns pontos referentes à comunicação no sentido de construir um relacionamento mais participativo do funcionário precisam, ainda, ser trabalhados de forma mais efetiva.
Abstract The behavior of organizations has changed before a responsible global transformations scenario also for influence the evolution of organizational communication, both external and internal, which assumes a strategic role in the company environment and employee relationships. Considering this, the main focus of this monograph is to analyze directed communication of "News TRENSURB", with the aim to observe if the changes at the publication reflects a positioning of the company in approaching and appreciates the internal employee. The methodology was built with two league tables setting features and data to be analyzed in sequence. The study found many positive changes with the passage of time and with the newsletter evolution, which reflects strait the Trensurb with its workforce. But it turns out, too, some points concerning the communication in order to build a relationship more participatory employee also must be worked more effectively.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/125879
Arquivos Descrição Formato
000972406.pdf (12.62Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.