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Projeto piloto de implementação de uma ação educacional para mudança de atitude em relação ao uso de serviços de Governo Eletrônico

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Projeto piloto de implementação de uma ação educacional para mudança de atitude em relação ao uso de serviços de Governo Eletrônico

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Título Projeto piloto de implementação de uma ação educacional para mudança de atitude em relação ao uso de serviços de Governo Eletrônico
Autor Fraga, Regina Barbosa
Orientador Klering, Luis Roque
Data 2014
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública - UNISERPRO.
Assunto Ação educativa
Aprendizagem
Governo eletrônico
Resumo Este trabalho propõe o uso de uma ação educacional sobre Governo Eletrônico, como forma de incentivar e estimular cidadãos para o acesso e utilização dos serviços virtuais e informações disponibilizadas pelo governo. Esta ação educacional consistiu em um curso de natureza informativa e formativa, na modalidade a distância, desenvolvido para o ambiente virtual de aprendizagem Moodle. A estrutura do curso, oferece conteúdos explicativos, fóruns de discussão e exercícios que simulam as atividades cotidianas dos indivíduos que buscam acesso a esses serviços. As atividades oferecidas pelo curso foram: [1] situações específicas de interação entre aluno e tutor e entre alunos e alunos; [2] situações de compartilhamento de experiências pessoais entre os alunos, e; [3] situações que refletem o cotidiano dos participantes. Os principais fundamentos teóricos da pesquisa se situaram no domínio das teorias relativas ao sócio-interacionismo de Vygotsky, a cognição situada de Lave e à aprendizagem experiencial de Kolb. O curso foi aplicado a um grupo de alunos, cujas respostas a perguntas e registros de participação constituíram os elementos de análise. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo referem-se à pesquisa de natureza quantitativa, mas também qualitativa. Com base na pesquisa realizada, constatou-se que o curso é capaz de oferecer conhecimentos sobre a internet e os serviços ali disponíveis, em especial aqueles oferecidos pelo governo, promovendo maior interação entre cidadãos e governos das diferentes esferas governamentais. Os alunos ao final do curso conheceram e reconheceram estes serviços e puderam se apropriar dos conhecimentos proporcionados.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/127311
Arquivos Descrição Formato
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