Repositório Digital

A- A A+

Mensuração do efeito chicote e a sua correlação com os níveis de estoques em uma empresa do ramo siderúrgico

.

Mensuração do efeito chicote e a sua correlação com os níveis de estoques em uma empresa do ramo siderúrgico

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Mensuração do efeito chicote e a sua correlação com os níveis de estoques em uma empresa do ramo siderúrgico
Autor Daudt, Tiago Klassmann
Orientador Bandeira, Denise Lindstrom
Data 2014
Nível Mestrado profissional
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Assunto Cadeia de suprimentos
Efeito chicote
Resumo O atual cenário competitivo no mercado mundial, cada vez mais, vem exigindo das empresas flexibilidade para responder a seus clientes de forma rápida e eficiente. Em busca desses resultados, a gestão da Cadeia de Suprimentos apresenta-se como ferramenta auxiliar no processo de tomada de decisão gerencial. Um fenômeno presente nas Cadeias de Suprimentos é o Efeito Chicote que ocorre através do aumento da variabilidade da demanda ao longo das etapas dessa cadeia. Quanto mais se avança nos níveis da Cadeia de Suprimentos, mais importante torna-se o controle desse fenômeno, visto que, a falta de monitoramento pode gerar uma queda do nível de serviço oferecido pela empresa assim como uma elevação dos níveis de estoque, aumentando o custo de manutenção deste. Este trabalho apresenta a quantificação do Efeito Chicote, a partir das definições de Chen (2000) e Fransoo e Wouters (2000) em uma empresa do ramo siderúrgico como base para o entendimento de seu comportamento e a sua influência nos níveis de estoque na Cadeia de Suprimentos estudada. A partir da mensuração do Efeito Chicote, foi possível fazer algumas inferências em relação a sua intensidade bem como a sua variação entre os níveis. Foi observada uma correlação moderada entre os níveis de estoque e o Efeito Chicote. Além disso, pôde-se verificar a diminuição da intensidade desse efeito no nível em que existe um processo de S&OP e que pode estar agindo como regulador do Efeito Chicote.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/127314
Arquivos Descrição Formato
000968848.pdf (1.623Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.