Repositório Digital

A- A A+

Modelagem temática e análise experimental de um sistema hidráulico com controle realimentado

.

Modelagem temática e análise experimental de um sistema hidráulico com controle realimentado

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Modelagem temática e análise experimental de um sistema hidráulico com controle realimentado
Outro título Mathematical modeling and experimental analysis of a hydraulic system provided feedback
Autor Milanesi, Ivan Antonello
Orientador Wildner, Fabiano Disconzi
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Mecânica.
Assunto Engenharia mecânica
[en] Experimental results
[en] Hydraulic systems
[en] Mathematical modeling
[en] Position control
Resumo Sistemas hidráulicos que exigem precisão em suas aplicações fazem o uso de servoválvulas ou válvulas proporcionais. Como estas apresentam um elevado preço de mercado, este trabalho tem como objetivo desenvolver um sistema de controle realimentado de posição de um atuador hidráulico, tendo como ponto de partida uma válvula de baixo custo comandada por um fuso. Tanto na válvula como no atuador foram acoplados sensores de posicionamento para determinação da vazão. Este sistema é gerenciado por uma plataforma de hardware e software Arduino através de um algoritmo de programação. A calibração foi feita por meio de testes de funcionalidade, o que permitiu controlar a válvula bem como realizar o posicionamento preciso do atuador, de modo que a posição pré-determinada fosse alcançada com diminuição progressiva do desvio. Com o desenvolvimento de um modelo matemático para cálculo do coeficiente de vazão-pressão e ganho de vazão foram determinadas as vazões experimentais, o que permitiu a comparação dos resultados teóricos com experimentais, os quais apresentaram significativa correspondência.
Abstract Hydraulic systems that require precision in any activity use of servo-valve, or proportional valve. As these valves have a high market price, the aim of this work was to develop a feedback position control system of a hydraulic cylinder, starting with a low cost valve driven by a screw. Positioning sensors were attached in the valve and in the hydraulic cylinder, to determine the flow rate. This system was managed by a Arduino hardware and software platform by a programming code. The calibration of the system was realized by functionality tests, allowing to control the valve as well as to perform the positioning of the accurate hydraulic cylinder, so that the pre-determined position was achieved with progressive deviation decrease. By developing a mathematical model to calculate the pressure-flow coefficient and flow coefficient, the experimental flow rates were determinate. These determinations allowing comparing the theoretical and experimental results, which showed significant correlation.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/127750
Arquivos Descrição Formato
000970664.pdf (1.091Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.