Repositório Digital

A- A A+

Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade

.

Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Juventudes plurais na escola : (des)ordenando tempos e espaços na contemporaneidade
Autor Garbin, Elisabete Maria
Severo, Rita Cristine Basso Soares
Resumo Neste artigo oriundo de pesquisas no campo dos Estudos Culturais e estudos sobre juventudes contemporâneas temos como objetivo visibilizar e problematizar práticas juvenis que tensionam e deslocam espaços e tempos escolares contemporâneos. A pesquisa configura-se em estudo de cunho etnográfico e a principal ferramenta para a construção dos dados é o diário de campo que abarca registros fotográficos, entrevistas e conversas. Os sujeitos observados circulam em espaços escolares de duas escolas públicas de Porto Alegre/RS. No estudo dialogamos com autores como Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, dentre outros. O foco destacado é como a escola contemporânea se articula com esses tensionamentos, pois espaços escolares ganham novas linguagens e sensibilidades criando outros contornos para as relações interpessoais na escola. Logo, infere-se que na escola com toda a solidez construída na modernidade, no contexto contemporâneo, de modo controverso, busca-se, por meio de alguns fazeres pedagógicos, se reconfigurar.
Abstract In this article derived from researches in the field of cultural studies and studies on contemporary youth we aim to visualize and discuss youth practices that tension and move contemporary school spaces and times. The research sets up in ethnographic study and the main tool for the construction of data is the field diary that includes photographic records, interviews and conversations. The observed subjects circulate in school spaces of two public schools in Porto Alegre / RS. This study dialogues with authors such as Bauman, Hall, Sibilia, Maffesoli, Canevacci, Garbin, Xavier, among others. It highlights the focus on how contemporary school articulates with these tensions because school spaces gain new languages and sensibilities creating other outlines for interpersonal relationships in school. Thus, it is inferred that the school with all the solidity built in modernity, in the contemporary context, controversially search through some pedagogical doings reconfigure itself.
Contido em Eccos : revista ciêntifica. São Paulo, SP. Vol. 31 (maio/ago. 2013), p. 67-82
Assunto Contemporaneidade
Estudos culturais
Juventude
[en] Cultural studies
[en] School spaces and times
[en] Youths
Origem Nacional
Tipo Artigo de periódico
URI http://hdl.handle.net/10183/127977
Arquivos Descrição Formato
000973219.pdf (328.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.