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A fuga da sonata para piano de Camargo Guarnieri : uma análise retórico-estrutural

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A fuga da sonata para piano de Camargo Guarnieri : uma análise retórico-estrutural

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Title A fuga da sonata para piano de Camargo Guarnieri : uma análise retórico-estrutural
Author Vieira, Daniel Angelo B.
Advisor Carvalho, Any Raquel Souza de
Date 2008
Level Master
Institution Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Subject Fuga : Musica
Guarnieri, Camargo 1907-1993.
Retórica : Música
[en] Fugue in the XX century
[en] Musical rhetoric
Abstract in Portuguese Este trabalho analisa retoricamente a fuga do terceiro movimento da Sonata para piano de Camargo Guarnieri. Para tal, utilizei uma combinação de autores dentre eles Harrison (1990), Lester (2001) e Hindemith (1970). Neste trabalho considero a natureza retórica da fuga como sugerido por Harrison (1990). A determinação de um status gera um conflito interno para a fuga funcionando como plano para a sua estrutura, a resolução desse plano conflitante é demonstrada como argumentos retóricos, todos oriundos do status. Também, como reflexo desse status, a representação de um simbolismo numerológico e divisão de seção áurea é denotado, tendo partido de uma ação especulativa. A fuga, dessa maneira mostra-se num relacionamento de unidade temática com relação à sonata como um todo, demonstrando maestria e domínio técnico por parte do compositor.
Abstract The purpose of this study is to present a rhetorical analysis of the third movement of Camargo Guarnieri’s Sonata for piano, with the use of three authors as the theoretical framework: Harrison (1990), Lester (2001) and Hindemith (1970). Determining the status of a work generates an internal conflict in this fugue and acts as a plan for its overall structure. The resolution of this conflict is demonstrated by rhetorical arguments, all drawn from its status. As a reflection of this status, I have pointed out a representation of numerical symbolism and the golden section as speculative, though interesting aspects. The Sonata for piano thus shows the composer’s understanding of thematical unity in the piece as a whole, as well as a wealth of technical knowledge.
Type Dissertation
URI http://hdl.handle.net/10183/12889
Files Description Format View
000634409.pdf (3.347Mb) Texto completo Adobe PDF View/Open

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