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dc.contributor.authorCosta, Sayonara Salvador Cabral dapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2015-11-09T16:36:19Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/129358pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho, fundamentado na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird (1983, 1996), dá continuidade ao nosso projeto sobre modelagem mental em resolução de problemas (Costa e Moreira, 1998), enfocando a dificuldade que alunos de Mecânica Geral, disciplina do currí culo básico dos cursos de Engenharia e Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, apresentam para modelar mentalmente o enunciado do problema. Foi usada uma metodologia qualitativa baseada nos depoimentos verbais (durante aulas específicas de resolução de problemas) e escritos nas verificações de aprendizagem), de alunos das turmas de um dos autores, durante o período 1º semestre de 1998 a 1º semestre de 2000. O tema abordado foi Cinemática de um ponto material. Os resultados parecem corroborar nossa hipótese de que a representação mental do enunciado de um problema, apresentado através de um discurso linguístico, acompanhado ou não de representação pictórica, pode ser favorecida pelo ensino explícito da modelagem física das situações enfocadas no enunciado.pt_BR
dc.description.abstractThis paper, based on Johnson-Laird's mental models theory (1983, 1996), is a sort of progress report of our project on mental modeling in problem solving, focusing on the diÆculties that students of General Mechanics, a subject of the basic curriculum of engineering courses of the Catholic University of Rio Grande do Sul, present to mentally model the statement of the problem. A qualitative methodology was used based on students verbal (during problem solving classes) and written (in quizzes and exams) discourse, during the period of time between the rst semester of 1998 and the rst semester of 2000. The topic was Kinematic of a material particle. Research ndings seem to support our hypothesis that the mental representation of the statement of a problem, presented through linguistic discourse, accompanied or not of a pictoral representation , might be facilitated by the explicit teaching of the physical modeling of the situations involved in that statement.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de fisica. São Paulo. Vol. 24, n. 1 (mar. 2002), p. 61-74pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectModelos mentaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleO papel da modelagem mental dos enunciados na resolução de problemas em físicapt_BR
dc.title.alternativeThe role of mental modelling of the statements in physics problem solving en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000328687pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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