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Aquisição da linguagem : o aspecto vocal da enunciação na experiência da criança na linguagem

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Aquisição da linguagem : o aspecto vocal da enunciação na experiência da criança na linguagem

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Título Aquisição da linguagem : o aspecto vocal da enunciação na experiência da criança na linguagem
Autor Diedrich, Marlete Sandra
Orientador Silva, Carmem Luci da Costa
Data 2015
Nível Doutorado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Assunto Aquisição da linguagem
Enunciação
[fr] Aspect vocal de l’énonciation
[fr] L’acquisition du langage
[fr] Propos signifiants sur la signifiance
Resumo Nosso tema de investigação é o papel do aspecto vocal da enunciação na manifestação da experiência da criança na linguagem. Trabalhamos com a hipótese geral de que, se a enunciação, enquanto fenômeno geral, é a apropriação da língua pelo locutor, o qual, assumindo sua posição de sujeito, implanta o outro diante de si, há, na aquisição da linguagem, um funcionamento particular do aspecto vocal da enunciação, enquanto fenômeno específico, constitutivo da relação de cada criança com o(s) outro(s) de suas relações, por meio do qual se realiza a tríade homem-linguagem-cultura, capaz de revelar a experiência singular da criança na linguagem. Movidos por essa hipótese, elegemos como objetivo geral: Explicitar como a especificidade do aspecto vocal da enunciação constitui a relação homem-linguagem-cultura no ato de aquisição da linguagem, manifestada na experiência da criança na linguagem. Para alcançarmos esse objetivo geral, perseguimos os seguintes objetivos específicos: 1) descrever o que é próprio do aspecto vocal da enunciação no ato de aquisição; 2) identificar, no quadro formal de realização da enunciação, como o aspecto vocal se manifesta na constituição desse quadro no ato de aquisição e de que forma afeta a conversão da língua em discurso; 3) explicitar, por meio dos fenômenos derivados do aspecto vocal da enunciação, a singularidade da criança que se apropria da língua por meio do discurso marcado pelos vestígios de sua cultura em sua experiência na linguagem. Em nossa fundamentação teórica, ganham relevo quatro problemáticas benvenistianas que nos possibilitaram definir o aspecto vocal da enunciação como arranjo integralizador do discurso implicado na emissão e na percepção dos elementos vocais da língua em atos individuais. A partir dessa definição, relacionamos o aspecto vocal à experiência da criança na linguagem. Em nossa metodologia, propomos uma análise translinguística de fatos enunciativos que marcam a experiência de uma criança cujas enunciações acompanhamos por sete meses: dos dois anos aos dois anos e sete meses de idade. A análise se pauta nos propósitos significantes sobre a significância discutidos por Benveniste e que se realizam na experiência da linguagem por meio da interpretância da língua em relação aos demais sistemas. Essa experiência revela o semantismo social incorporado ao vocal e evocado a cada relação de interpretância da língua: a criança, portanto, ao mobilizar arranjos vocais em sua enunciação, apropria-se do geral da língua e, por sua vez, da cultura nela impressa, para nela(s) singularizar-se. Os arranjos vocais constitutivos dos atos de emissão e de percepção permitem, assim, que a criança, por estar imersa em esquemas culturais, instaure-se no aparelho formal vocal da língua, para se singularizar como sujeito da/na linguagem.
Résumé Notre thème de recherche est le rôle de l’aspect vocal de l’énonciation dans la manifestation de l’expérience de l’enfant dans le langage. Nous travaillons avec l’hypothèse générale que, si l’énonciation, en tant qu’un phénomène général, est l’appropriation de la langue par le locuteur, celui qui, en assumant sa position de sujet, installe l’autre devant soi, il y a, dans l’acquisition du langage, un fonctionnement particulier de l’aspect vocal de l’énonciation, en tant qu’un phénomène spécifique, constitutif de la relation de chaque enfant avec l’(les)autre(s) de ses relations, par lequel a lieu la triade homme-langage-culture, capable de révéler l’expérience singulière de l’enfant dans le langage. Inspirés par cette hypothèse, nous avons choisi comme objectif général : expliquer comment la spécificité de l’aspect vocal de l’énonciation constitue la relation homme-langage-culture dans l’acte d’acquisition du langage, manifestée dans l’expérience de l’enfant dans le langage. Pour atteindre cet objectif général, nous poursuivons les objectifs spécifiques suivants : 1) décrire ce qui est propre de l’aspect vocal de l’énonciation dans l’acte d’acquisition; 2) identifier, dans le cadre formel de réalisation de l’énonciation, comment l’aspect vocal se manifeste dans la constitution de ce cadre, dans l’acte d’acquisition, et comment il affecte la conversion de la langue en discours; 3) expliquer, par le moyen des phénomènes dérivés de l’aspect vocal de l’énonciation, la singularité de l’enfant qui s’approprie de la langue par le moyen du discours marqué par les traces de sa culture dans son expérience dans le langage. Dans notre cadre théorique, quatre problèmes benvenistiens prennent de l’importance, et cela qui nous a permis de définir l’aspect vocal de l’énonciation en tant qu’ arrangement qui intègre le discours impliqué dans l’émission et dans la perception des éléments vocaux de la langue dans des actes individuels. À partir de cette définition, nous mettons en relation l’aspect vocal avec l’expérience de l’enfant dans le langage. Dans notre méthodologie, nous proposons une analyse translinguistique de faits énonciatifs qui marquent l’expérience d’un enfant, dont les énonciations nous ont suivi pendant sept mois : de deux ans jusqu’à deux ans et sept mois. L’analyse est basée dans les propos signifiants sur la signifiance discutés par Benveniste et qui se réalisent dans l’expérience du langage par le moyen de l’interprétance de la langue par rapport à d’autres systèmes. Cette expérience révèle le sémantisme social incorporé au vocal et évoqué à chaque relation d’interprétance de la langue : l’enfant, par conséquent, en mobilisant les arrangements vocaux dans son énonciation, s’approprie du général de la langue et, à son tour, de la culture imprimé dans la langue, pour y se singulariser. Les arrangements vocaux constitutifs des actes d’émission et de perception permettent ainsi que l’enfant, une fois qu’elle est immergée dans les cadres culturels, s’instaure dans l’appareil formel vocal de la langue, pour se singulariser comme sujet du/dans le langage.
Tipo Tese
URI http://hdl.handle.net/10183/130026
Arquivos Descrição Formato
000968603.pdf (1.604Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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