Mostrar registro simples

dc.contributor.authorChaves, Simone Edipt_BR
dc.contributor.authorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.date.accessioned2015-11-21T02:37:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1414-3283pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/130111pt_BR
dc.description.abstractEste é um artigo de reflexão, com abordagem no plano dos princípios e valores que antecedem ou sucedem processos avaliativos institucionais do ensino, tendo em vista a área da saúde. Tem por objetivo colocar em debate os processos de avaliação externa realizados nos cursos de graduação na área da saúde, uma vez que mobilizam os aspectos objetivos, mas, também, aqueles subjetivos, próprios do contato in loco, fundamental à apreensão daquilo que “realmente” está em curso na formação. Independente de que se possa indicar precisamente “como” ou “o quê” avaliar, quais medidas e padrões usar, é preciso “refletir sobre” e “desejar” uma avaliação que diga respeito àquilo que fazemos passar com nossas práticas pedagógicas. O texto busca mostrar a força daquilo que está na dimensão “das margens”, dimensão não prevista no sistema de avaliação.pt_BR
dc.description.abstractThis is a reflective paper addressing the principles and values that precede or succeed evaluative processes at health-related educational institutions. It seeks to put the external evaluation processes conducted during undergraduate health-related programs up for debate. It addresses both objective and subjective issues relating to in-situ contact, which is fundamental to grasping what is “really” being taught. Independent of what can be indicated regarding precisely “how” or “what” to evaluate or which measures and standards to use, it is necessary to “reflect on” and “want” an evaluation that relates to what we are getting across through our pedagogical practices. This text sets out to show the strength that is in the dimension “of the margins”, a dimension that is not envisaged in the evaluation system.en
dc.description.abstractEste es un artículo de reflexión, con abordaje en el plano de los principios y valores que preceden o suceden a los procesos de evaluación institucionales de la enseñanza, llevando en consideración el área de la salud. Su objetivo es abrir el debate sobre los procesos de evaluación externa realizados en los cursos de graduación en el área de salud, puesto que movilizan los aspectos objetivos y también los subjetivos, propios del contacto in loco, fundamental para el entendimiento de lo que “realmente” se realiza en la formación. Independientemente de que se pueda indicar precisamente “cómo” o “el qué” evaluar, cuáles son las medidas o estándares que hay que utilizar, es necesario “reflexionar sobre” y “desear” una evaluación que se refiera a lo que transmitimos con nuestras prácticas pedagógicas. El texto busca mostrar la fuerza de lo que está en la dimensión “de los márgenes”, dimensión no prevista en el sistema de evaluación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofInterface : comunicação, saúde, educação. Botucatu. Vol. 19, n. 55 (out./dez. 2015), p. 1233-1242pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectHealth-related undergraduate coursesen
dc.subjectEducationen
dc.subjectInstitutional evaluationen
dc.subjectEvaluaciónes
dc.subjectEnseñanza superiores
dc.subjectGraduación en saludes
dc.subjectEnseñanzaes
dc.subjectEvaluación institucionales
dc.titleAvaliação externa no Ensino Superior na área da saúde : inquietações e a dimensão das margenspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000977335pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples