Repositório Digital

A- A A+

Rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) : uma análise do município de São Lourenço do Sul

.

Rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) : uma análise do município de São Lourenço do Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Rede de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) : uma análise do município de São Lourenço do Sul
Autor Santos, Diego Elias Rodrigues dos
Orientador Camara, Guilherme Dornelas
Co-orientador Winckler, Juliane Meira
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Gestão em Saúde (UAB).
Assunto Atenção primária à saúde
Gestão em saúde
Sistema Único de Saúde (SUS)
Resumo Integrando as Redes de Saúde, a Atenção Básica é considerada a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), assim a gestão desse segmento tem como orientadora a Política Nacional de Atenção Básica. O tema do presente estudo foi a Rede de Atenção Básica no Município de São Lourenço do Sul, com o intuito de descrever o processo de mudança no modelo de atenção, considerando a ampliação da cobertura da rede para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município. O objetivo geral foi descrever o impacto da ampliação desta rede nos indicadores de saúde e os objetivos específicos foram descrever a capacidade instalada de serviços da Atenção Básica no Município, relatando os principais indicadores de saúde entre 2005 e 2014 e a relação entre a implementação desta política com desempenho dos principais indicadores de saúde. Utilizou-se como método a pesquisa documental descritiva, fazendo uso de dados secundários dos sistemas de informação em saúde. Como resultado constatou-se que a ampliação da rede está intimamente ligada na melhoria dos indicadores de saúde. Concluiu-se a ampliação da cobertura populacional de serviços desse segmento impactou favoravelmente na melhoria dos indicadores de saúde, possuindo serviços adequados para o porte do município. Com a evolução desses indicadores de saúde da população elucidou-se que o investimento nesse setor possibilitou a qualificação e consolidação da Atenção Básica como importante componente da rede de saúde.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/130233
Arquivos Descrição Formato
000974331.pdf (818.1Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.