Repositório Digital

A- A A+

Indicadores de assistência hospitalar : o caso do Hospital Municipal de Novo Hamburgo

.

Indicadores de assistência hospitalar : o caso do Hospital Municipal de Novo Hamburgo

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Indicadores de assistência hospitalar : o caso do Hospital Municipal de Novo Hamburgo
Autor Farias, Fatiane Cristina Ribas de
Orientador Oliveira, Celmar Corrêa de
Co-orientador Ferreira, Gimerson Erick
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Gestão em Saúde (UAB).
Assunto Administração hospitalar
Gestão em saúde
Resumo O Hospital Municipal de Novo Hamburgo-HMNH, localizado no Rio Grande do Sul, é um hospital geral, com atendimento 100% SUS, possui 266 leitos e é referência em sua região para algumas especialidades médicas. Por tratar-se de hospital público, está implícita a necessidade da transparência preconizada pela Administração Pública, o que é facilitada pelos indicadores assistenciais hospitalares. O trabalho objetiva calcular os seguintes indicadores assistenciais do HMNH no ano de 2013: tempo de permanência, taxa de mortalidade, taxa de cesariana, média de ocupação de leito, entre outros, capazes de auxiliar nos processos gerenciais. As informações foram obtidas de relatórios de gestão e de dados retirados do sistema operacional do próprio hospital, sendo empregado os cálculos realizados segundo o Sistema de Indicadores Padronizados para Gestão Hospitalar (SIPAGEH). Os indicadores que apresentaram resultados dentro dos padrões foram: tempo médio de permanência geral de 6,46 dias, taxa de mortalidade obstétrica de 0% e índice de infecção hospitalar em cirurgias limpas com média de 2,43%. Já as taxas de mortalidade geral e neonatal hospitalar com 7,10% e 5,69% respectivamente, bem como a taxa de cesarianas de 27,84% e de ocupação de 79,03%, são os indicadores que não apresentaram resultados considerados ideais. Concluindo, dos sete indicadores mensurados, apenas três foram satisfatórios.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/130264
Arquivos Descrição Formato
000974349.pdf (826.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.