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Gestão da qualidade em saúde : o caso do Hemocentro Regional de Caxias do Sul - RS

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Gestão da qualidade em saúde : o caso do Hemocentro Regional de Caxias do Sul - RS

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Título Gestão da qualidade em saúde : o caso do Hemocentro Regional de Caxias do Sul - RS
Autor Girardello, Melise
Orientador Kluck, Mariza Machado
Co-orientador Guaranha, Camila
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização em Gestão em Saúde (UAB).
Assunto Gestão da qualidade
Gestão em saúde
Serviço de hemoterapia
[en] Healthy management
[en] Hemotherapy service
[en] Quality management
Resumo A Gestão da Qualidade é a área responsável por desenvolver e implementar ações relacionadas à qualidade. A implantação de um sistema de Gestão da Qualidade visa aumentar o nível de organização interna do serviço, contribuir para o atendimento às especificações, bem como assegurar que os processos e produtos satisfaçam às necessidades dos usuários. O objetivo deste estudo foi descrever as mudanças ocorridas com a implantação da Gestão da Qualidade no Hemocentro Regional de Caxias do Sul (HEMOCS), demonstrando os documentos elaborados, as ações implementadas e os benefícios alcançados com esta implantação. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quali-quantitativa, a partir da coleta e análise de dados secundários. Os resultados demonstraram que a implantação da Gestão da Qualidade no HEMOCS gerou resultados positivos, como a criação de documentos da qualidade e a implantação de ações que contribuíram para a padronização dos processos e para o desenvolvimento da garantia da qualidade na instituição. Entende-se que o HEMOCS está mais organizado e bem preparado para garantir a qualidade dos seus serviços e produtos após a efetivação de um setor responsável por desenvolver e implementar a política da qualidade dentro da instituição.
Abstract The Quality Management is the responsible area to develop and to start actions related to quality. The deployment of a Quality Management system aims at increasing the internal organization level of the service, contributing to the service of the specifications, as well as guaranteeing that the procedures and the products satisfy the user’s needs. The purpose of this study was to describe the changes occurred with the deployment of Quality Management at Regional Blood Center of Caxias do Sul (HEMOCS), showing the elaborated documents, deployed actions and the reached benefits with this deployment. It is a cross-sectional study with a quali-quantitative approach, from the collection and analysis of secondary data. The results showed that the deployment of Quality Management at HEMOCS has brought positive results, such as the creation of quality documents and the implantation of actions that has contributed to the uniformity of the procedures and to the development of the quality’s guarantee in the institution. It is understood that HEMOCS is more organized and well prepared to ensure the quality of its services and products after the realization of a sector that is responsible for developing and implement the politic of good quality inside the institution.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/130266
Arquivos Descrição Formato
000975526.pdf (851.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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