Repositório Digital

A- A A+

Motivação no trabalho : um estudo de caso nas escolas estaduais de São Lourenço do Sul - RS

.

Motivação no trabalho : um estudo de caso nas escolas estaduais de São Lourenço do Sul - RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Motivação no trabalho : um estudo de caso nas escolas estaduais de São Lourenço do Sul - RS
Autor Bartz, Taciana
Orientador Costa, Silvia Generali da
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública UAB.
Assunto Escola
Gestão pública
Motivação
Resumo O presente estudo pretendeu pesquisar a motivação no trabalho. Dentre os objetivos estão levantar os fatores de motivação dos secretários das escolas estaduais da cidade de São Lourenço do Sul – RS, bem como identificar os principais fatores de desmotivação dos mesmos. Primeiramente foi feita uma análise de algumas teorias motivacionais e posteriormente realizou-se uma pesquisa do tipo aplicada, quantitativa quanto ao método, descritiva quanto aos objetivos, e um estudo de caso quanto aos procedimentos. Foi realizado um levantamento do perfil dos entrevistados e a luz da teoria ERG foi feita a análise dos dados levantados na pesquisa, que identificaram que ambiente físico e equipamentos adequados, estabilidade, trabalho em equipe, valorização da capacidade profissional, boa comunicação com o gestor, baixa existência de conflitos, reconhecimento pelo desempenho, autonomia e responsabilidade, apresentaram níveis positivos, demonstrando que eles ocasionam satisfação e motivação no trabalho. Em contrapartida foram identificados os itens remuneração, oportunidade de progresso na carreira, alcance de objetivos pessoais e profissionais como fatores de insatisfação/desmotivação, por apresentarem níveis negativos na pesquisa. Os resultados apontaram ainda que os fatores que mais interferem positivamente na sua satisfação e motivação para o trabalho são: gostar do que faz, estabilidade e remuneração. Ao finalizar foram sugeridas ações de melhorias para a organização pesquisada, visando um serviço público de qualidade através de profissionais valorizados e motivados.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/131558
Arquivos Descrição Formato
000976443.pdf (983.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.