Repositório Digital

A- A A+

Os Irmãos Bertussi e a música regional de baile no Rio Grande no Sul

.

Os Irmãos Bertussi e a música regional de baile no Rio Grande no Sul

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Os Irmãos Bertussi e a música regional de baile no Rio Grande no Sul
Autor Ávila, Fernando Henrique Machado
Orientador Braga, Reginaldo Gil
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Música: Habilitação em Música Popular: Bacharelado.
Assunto Etnomusicologia
Música popular
Rio Grande do Sul
Resumo Esta monografia busca apresentar um panorama da formação da música regional de baile no Rio Grande do Sul a partir da contribuição dos Irmãos Bertussi para este cenário musical, enquanto dupla e também em carreiras separadas, tendo como plano temporal o espaço entre a década de 1950 e a atualidade, com a nova geração descendente da família. Aspectos referentes à discografia e a prática dos bailes; bem como o envolvimento deles com outros músicos, como é o caso de Tio Bilia e Virgílio Pinheiro; a relação mútua com o Movimento Tradicionalista Gaúcho e os Centros de Tradições Gaúchas; são temáticas abordadas neste trabalho, realizado através de uma pesquisa qualitativa de caráter etnográfico aplicado em música. Para tanto, foram empreendidas buscas por material referente à música de baile regional no RS em livros, jornais e revistas, além de pesquisa de campo, valendo-se de observações de bailes e shows, além da realização de entrevistas com Adelar Bertussi, único dos irmãos vivo, e personalidades relevantes envolvidas com o segmento musical em questão.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/131810
Arquivos Descrição Formato
000981985.pdf (2.694Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.