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A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física

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A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física

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Título A óptica sob a perspectiva sociocultural e epistemológica : uma experiência didática no ensino de física
Autor Antunes Júnior, Estevão Luciano Quevedo
Orientador Massoni, Neusa Teresinha
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Curso de Física: Licenciatura.
Assunto Ensino de fisica
[en] Epistemology
[en] Optics
[en] Physics education
[en] Socio-interactionism
[en] STS
Resumo O presente trabalho consiste no relato de uma experiência didática desenvolvida a partir da disciplina Estágio de Docência em Física, oferecida pelo Instituto de Física da UFRGS. Foram observadas 24 horas-aula seguidas de 14 horas-aula de regência, realizadas no Colégio de Aplicação da UFRGS durante o segundo semestre do ano de 2015. A turma da regência era de segundo ano do Ensino Médio e o conteúdo científico ministrado foi Óptica. A base teórica esteve fundamentada na teoria sociocultural de Vygotsky em associação com a perspectiva CTS para a educação científica. Além disso, houve a inserção da análise epistemológica a partir da filosofia da ciência de Thomas Kuhn. O resultado da estratégia permite concluir que o ensino pode ser policêntrico, intercalando experiências que instiguem o desenvolvimento social e argumentativo dos estudantes e o ensino tradicional conteudista, que ainda é muito defendido pelas políticas públicas brasileiras.
Abstract This work is a report of a teaching experience developed from the discipline of Teaching Probation in Physics, offered by the Instituto de Física of the UFRGS. We observed 24 class hours followed by 14 class hour regency, held at Colégio de Aplicação of the UFRGS during the second half of 2015. The class regency was the second year of high school and the scientific content taught was Optics. The theoretical basis was contained in the sociocultural theory of Vygotsky in association with STS perspective for science education. In addition, there was the inclusion of epistemological analysis from the Thomas Kuhn philosophy of science. The result of the strategy shows that teaching should be polycentric, alternating experiences that encourage social and argumentative development of students and traditional teaching, which is still defended by the Brazilian public policy.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132040
Arquivos Descrição Formato
000982738.pdf (3.994Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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