Repositório Digital

A- A A+

O método francês e a educação física no Brasil : da caserna a escola

.

O método francês e a educação física no Brasil : da caserna a escola

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O método francês e a educação física no Brasil : da caserna a escola
Autor Goellner, Silvana Vilodre
Orientador Gaya, Adroaldo Cezar Araujo
Co-orientador Fensterseifer, Haimo Hartmuth
Data 1992
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola Superior de Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Assunto Brasil
Educação física e treinamento
Educação física e treinamento : Métodos
Resumo Ao situar-se no âmbito das ciências sociais, este estudo está orientado no sentido de historicizar um conteúdo da Educação Física de forma a apreender suas origens, desdobramentos e fundamentalmente suas implicações à Educação Física brasileira. A opção pelo Método Francês se deu em função da constatação da importância que este adquiriu no Brasil, não apenas por ter sido conteúdo hegemônico da Educação Física por um longo período de tempo mas, principalmente, porque pela maneira com que se desenvolveu acabou deixando marcas profundas no fazer pedagógico dessa disciplina curricular. Através do aporte teórico-metodológico privilegiado pelo estudo, pude observar que o Método Francês esteve voltado para a formação do soldado combatente e do trabalhador produtivo, sendo orientado por uma matriz biológica e respaldado por uma abordagem positivista de ciência onde o movimento humano foi entendido a partir de seu caráter anátomo-mecânico e os homens e mulheres percebidos unicamente pela sua dimensão biológica. No que se refere à adoção e oficialização do Método Francês no Brasil, percebi que esteve direcionado para o aprimoramento da saúde, o fortalecimento da raça, a consolidação de certas disciplinas e a manutenção da ordem. Razão pela qual foi obrigatório nas instituições escolares, onde traduziu a mesma orientação representando, à nível das atividades físicas, uma transposição do trabalho realizado na caserna à escola.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/1322
Arquivos Descrição Formato
000053203.pdf (9.026Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.