Repositório Digital

A- A A+

O brilho da festa não cessa a dor : experiências de resistência negra na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Porto Alegre (1827-1861)

.

O brilho da festa não cessa a dor : experiências de resistência negra na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Porto Alegre (1827-1861)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O brilho da festa não cessa a dor : experiências de resistência negra na Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Porto Alegre (1827-1861)
Autor Andreis, Suélen
Orientador Guazzelli, Cesar Augusto Barcellos
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Irmandades religiosas leigas
Religiosidade popular : Rio Grande do Sul Brasil
Resistência
Resumo O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é conhecer algumas das formas de atuação dos irmãos negros na Irmandade do Rosário de Porto Alegre entre os anos de 1827 e 1861. Para compreender de que modo as irmandades obtiveram autonomia com relação à Igreja para as práticas religiosas, busquei conhecer como foi mantido no Brasil o Padroado Régio e de que formas as irmandades estavam subordinas a ele. Para conhecer a atuação dos irmãos negros da Irmandade do Rosário de Porto Alegre busquei nos Livros de Receita e Despesa da congregação características que pudessem demonstrar a presença de elementos da cultura africana, mas não os encontrei. No entanto, os gastos com funerais e festas são notáveis. Os Livros de Receita e Despesa serviram para conhecer como essa congregação se mantinha financeiramente e em que momentos investiam suas finanças. A análise do Compromisso de 1828 revelou de que modo e em que aspectos os congregados negros pretendiam contar com a Irmandade, demonstrando algumas formas de resistência.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132357
Arquivos Descrição Formato
000983520.pdf (743.9Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.