Repositório Digital

A- A A+

As forças armadas e a nação na Revista de Geografia e História Militar do Brasil (1941 – 1945)

.

As forças armadas e a nação na Revista de Geografia e História Militar do Brasil (1941 – 1945)

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título As forças armadas e a nação na Revista de Geografia e História Militar do Brasil (1941 – 1945)
Autor Vargas, Tiago Flores
Orientador Koch, Adolar
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Assunto Estado novo
Forças armadas
Nacionalismo : Brasil
Revista (periodicos) : Critica e interpretacao
Resumo O presente trabalho de pesquisa analisou algumas passagens da Revista do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil, no período compreendido entre 1941, ano de lançamento da revista, até o último ano do Estado Novo, em 1945. Levo em conta, para isso, o papel desempenhado pelos militares no advento, consolidação e desfecho do Estado Novo, bem como uma possível inserção das Forças Armadas no contexto maior de um nacionalismo patrocinado e incentivado pelo Estado. Dessa forma, opto por inserir a fundação do IGHMB em um momento distinto ao período que inicia-se com a publicações da revista. Na fundação do IGHMB, em 1936, os acontecimentos apontavam para a constituição de um Estado autoritário, aos moldes dos totalitarismos que então ascendiam na Europa. Esse processo desencadeou no meio militar um período de forte repressão e perseguição às dissidências políticas. A publicação da revista, em 1941, aponta para um realinhamento da política externa brasileira e de sua aproximação com os EUA. A declaração de guerra à Alemanha, em 1942, alinha o destino do Brasil ao dos países democráticos. Dessa forma, o nacionalismo patrocinado e incentivado pelo Estado funcionou como uma forma de integrar as massas frente a um período onde uma nova abertura democrática despontava como inevitável no horizonte político brasileiro. Essa pesquisa tenta identificar, através da revista do IGHMB, uma possível repercussão desse nacionalismo no meio militar.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132386
Arquivos Descrição Formato
000983244.pdf (224.4Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.