Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVeit, Laetus Máriopt_BR
dc.contributor.authorIsse, Rosemeript_BR
dc.date.accessioned2008-07-03T04:11:44Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13261pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação investiga o conceito de educação estética – como prática educativa propositiva – depreendida da análise (comparativa) da relação entre a concepção schilleriana e habermasiana da razão estética e do elemento estético, respectivamente. Nesse sentido, opera sob a forma do ensaio, de tal modo a recolher, a captar desses autores o que neles há de essencial para a proposição, justificação e viabilidade de uma prática educativa genuinamente estética. O centro da argumentação é o estético em face do mundo da vida e da educação, situado no contexto histórico-filosófico de Jürgen Habermas e de Friedrich Schiller.pt_BR
dc.description.abstractThe following dissertation discuss the concept of aesthetic education. It intends to make the concept of aesthetic education a real practice of education, which is based on Schiller´s and Habermas´s theories. However, the writing is an essay that intends to get the core of those theories to justify and to make possible the purpose of an aesthetic education. Aesthetic here is understood as life and form, situated in a historical and philosohical context: the romantism of Friedrich Schiller and the critical theory of Habermas.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectHabermas, Jürgen, 1929-pt_BR
dc.subjectSchiller, Johann Christoph Friedrich von, 1759-1805pt_BR
dc.titleEducação estética : uma ponte entre Schiller e Habermaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000640672pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples