Repositório Digital

A- A A+

O alinhamento do planejamento governamental federal com o municipal de alguns municípios do RS

.

O alinhamento do planejamento governamental federal com o municipal de alguns municípios do RS

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O alinhamento do planejamento governamental federal com o municipal de alguns municípios do RS
Autor Magalhães, Fábio Ricardo Cardoso
Orientador Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Co-orientador Oliveira, Alice Lopes de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal UAB.
Assunto Gestão pública
Planejamento governamental
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo verificar se o alinhamento técnico do planejamento governamental da esfera federal (PPA 2012-2015) com a esfera municipal (PPAs 2014-2017) de alguns municípios do Estado do Rio Grande do Sul (São Francisco de Paula, Cambará, Taquara, Parobé, Pelotas e Canoas), através da ferramenta Technology Roadmapping (TRM), garantiria uma posição privilegiada na captação de recursos federais. Para isto, foi realizada uma revisão teórica do planejamento governamental adotado pelo governo federal e da aplicabilidade desta ferramenta gráfica. A partir da TRM, que é um método de gerenciamento utilizado para suportar o planejamento estratégico tecnológico em empresas, foram elaborados o mapa do alinhamento de planejamento (TRM), a tabela de pontuação de alinhamento, de planejamento e o indicador de alinhamento (R$/habitante) por município, demonstrando uma contradição entre o mapa e o indicador. Analisando os dados, foi possível constatar que os recursos de convênio (esforço de planejamento) representavam 2% do total da receita federal (98% da receita com pouco esforço de planejamento). Conclui-se que o sistema atual não estimula o esforço de alinhamento de planejamento, resultando gestões com baixa efetividade, eficiência e eficácia. A frágil governabilidade, devido aos projetos de governo sem visão estratégica e sem participação social, dificulta a capacidade de governar e de ganhar o apoio político da população.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/132659
Arquivos Descrição Formato
000979921.pdf (978.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.