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Entrelaçando saberes entre o ensino e a pesquisa : problematizações e análises sobre as entidades representativas da categoria – CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO

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Entrelaçando saberes entre o ensino e a pesquisa : problematizações e análises sobre as entidades representativas da categoria – CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO

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Título Entrelaçando saberes entre o ensino e a pesquisa : problematizações e análises sobre as entidades representativas da categoria – CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO
Autor Santos, Manuela Fonseca Pinheiro dos
Orientador Reidel, Tatiana
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Serviço Social.
Assunto Assistente social
Formação profissional
Serviço social : Ensino
Resumo O presente trabalho, a partir do entrelace entre ensino, pesquisa e formação política, possui como objeto de estudo a dimensão político organizativa do Projeto Ético-Político (PEP) do Serviço Social que compreende as entidades representativas Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS), Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO). O interesse por essa temática emergiu tanto da formação profissional como um todo, quanto da vivência no Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS) e do estágio obrigatório em Serviço Social no CRESS 10ª Região. Deste modo, o trabalho está fundamentado na teoria social crítica, e possui como orientação o materialismo histórico dialético. Apresentam-se, assim, em um primeiro momento, a discussão teórica das categorias trabalho, projetos coletivos, Serviço Social e Projeto Ético-Político, as quais demonstraram a importância da dimensão político-organizativa para a consolidação do PEP; os elementos da realidade apreendidos durante o estágio, os quais desencadearam distintas indagações sobre o objeto de estudo, principalmente relativas à participação de assistentes sociais e estudantes nessas entidades e as informações que possuem sobre as mesmas; bem como uma pesquisa bibliográfica sobre a produção de conhecimento referente à dimensão político-organizativa, a qual identificou os escassos estudos sobre a temática. Posteriormente, expõe-se o resgate sócio-histórico e político das organizações do Serviço Social, que demonstrou a importância dessas entidades para a construção e defesa do PEP. Por último, a partir das indagações advindas durante todo o processo, têm-se os achados da pesquisa intitulada “O entendimento de assistentes sociais e estudantes de Serviço Social de Porto Alegre e Região metropolitana sobre as entidades representativas da categoria CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO”. No que tange essa pesquisa, o problema elaborado visa responder o seguinte questionamento: “Qual o entendimento dos/as assistentes sociais e estudantes de Serviço Social de Porto Alegre e Região Metropolitana sobre as entidades representativas da categoria CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO?” . O objetivo geral pretende investigar qual a compreensão dos assistentes sociais e estudantes de Serviço Social de Porto Alegre e Região Metropolitana sobre as entidades representativas da categoria CFESS/CRESS, ABEPSS e ENESSO, a fim de identificar e analisar as implicações desse entendimento na formação e no exercício profissional. Os objetivos específicos visam desvendar se os assistentes sociais e estudantes consideram que as entidades representativas da categoria são organizações de luta importantes para a formação e exercício profissional; investigar como as entidades representativas são trabalhadas durante a graduação em Serviço Social; analisar se esses participam dos espaços coletivos promovidos pelas entidades; verificar se há participação desses em outros espaços de organização coletiva. Como metodologia de investigação, destaca-se a realização de estudo de caso, com abordagem qualitativa, através da realização de entrevistas semiestruturadas com cinco assistentes sociais supervisoras de campo, e suas cinco estagiárias de Serviço Social vinculadas às universidades públicas e privadas de Porto Alegre e Região metropolitana. Os dados coletados passaram pela análise de conteúdo e resultaram nos seguintes achados: todas as profissionais e estudantes de Serviço Social compreendem as entidades representativas como importantes tanto para a formação e exercício profissional, quanto para imprimir a direção do Projeto Ético-Político profissional. No entanto, nem todas participam e se envolvem com elas, bem como identificam implicações de suas ações no cotidiano da formação e do trabalho profissional. Além disso, identificou-se que a formação, a partir da universidade, não tem potencializado e problematizado sobre as organizações políticas nem seus espaços coletivos. Ante a isso, os achados desse trabalho apontam para a necessária criação e ampliação de estratégias que contornem essa realidade e contribuam para o fortalecimento das referidas entidades.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/132977
Arquivos Descrição Formato
000979560.pdf (3.520Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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