Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Bruna Almada dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-09T02:06:25Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133519pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem por objetivo compreender os saberes docentes que constituem a prática pedagógica do professor de Educação Física na Escolinha de um clube de futebol. É um estudo de natureza qualitativa e a coleta de informações foi realizada através de observações, entrevistas do tipo semiestruturadas e diário de campo. Os fatos que motivaram este estudo relacionam-se com a atuação do profissional de Educação Física, que convive com duas realidades na Escolinha de futebol, duas maneiras de “atuar” distintas: uma identificada com princípios inclusivos e formativos e outra pautada por valores focados na competição, na seleção dos melhores e, consequentemente, na exclusão. O referencial teórico compreende as concepções sobre os saberes docentes, saberes docentes do professor de Educação Física e a estruturação da Escolinha de futebol. A discussão foi organizada em duas categorias de análise: (1) Os saberes necessários, onde se destacou os saberes que atuam em cada área de ação na Escolinha e; (2) A construção dos saberes, destacando a busca pelo embasamento teórico na compreensão das ações práticas. A identificação de saberes comuns nas duas Áreas da Escolinha, Iniciação e Formação, evidencia que essa pluralidade transversaliza, não só as etapas organizacionais como a trajetória dos docentes, reforçando a posição sobre a importância da formação única que volta a ser discutida no CNE.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand the teaching knowledge that take part of the Physical Education teacher practice of an soccer school. This is a qualitative study and information gathering was carried out through observation, semi-structured type of interviews and field diaries. The facts that motivated the realization of this study are related to the performance of the Physical Education professional, which lives two realities in the soccer field: one is identified by inclusive and formative principles and the other is guided by focused values in competition, in the selection of the best players and thus, on exclusion. The theoretical framework comprises the conceptions about the teaching knowledge, the teaching knowledge of the Physical Education teacher and the structure of the soccer school. The discussion was organized in two categories of analysis: (1) The necessary knowledge, in which we highlight the knowledge that operate in each field of action and the club; (2) The construction of the knowledge, highlighting the search for the theoretical background in the understanding of practical actions. The identification of common knowledge in both areas of the Infant Soccer Club, Initiation and Training, shows that this plurality cuts across not only the organizational steps as the trajectory of teachers, strengthening the position on the importance of training that only around being discussed in the CNE.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectTeaching knowledgesen
dc.subjectPhysical education teacheren
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSoccer schoolen
dc.titleSaberes docentes do professor de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000984030pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples