Repositório Digital

A- A A+

Representações de alunos da educação infantil sobre o professor

.

Representações de alunos da educação infantil sobre o professor

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Representações de alunos da educação infantil sobre o professor
Autor Silveira, Luana Silva da
Orientador Grohs, Glaucia Helena Motta
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Assunto Educação infantil
Professor
Resumo O presente trabalho tematiza narrativas produzidas por crianças da Educação Infantil acerca de representações que elas têm sobre o professor, qual o seu lugar e papel. O objetivo foi compreender quais representações que alunos de uma turma do Jardim B. atribuem ao professor. Para compor a fundamentação teórico-metodológica desta pesquisa, foram utilizados autores como: Freud (1914), Winnicott (1971), Dornelles (1998), Snyders (1993), Kupfer (1992), Bruner (1991), Polli (2001), dentre outros. É uma pesquisa de caráter qualitativo, como instrumentos de coleta de dados utilizou-se observação, desenho temático e entrevistas semi-estruturadas. Por meio dos cruzamentos dessas fontes definiram-se três categorias de análise, a saber: como o professor ensina; posição do professor; e, a relação professor-aluno. Os resultados apontam que as representações que os alunos apresentam sobre o professor estão ligadas a maneira lúdica ao qual os mesmos ensinam e participam com seus alunos, na relação de transferência que o aluno estabelece com o professor.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/133628
Arquivos Descrição Formato
000985161.pdf (1.058Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.