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O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”

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O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”

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Título O uso da música na alfabetização projeto “música na escola”
Autor D’ávila, Tatiane Elias
Orientador Rodrigues, Graciela Fagundes
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Alfabetização
Consciência fonológica
Música
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Literacy
[en] Media
[en] Music
[en] Phonological awareness
Resumo O presente trabalho trata da contribuição da música na alfabetização e aquisição dos processos de leitura e escrita. Também mostra que a música, além de fazer parte das manifestações culturais, contribui para o desenvolvimento do estudante como um todo. O estudo destaca a lei número 11.769/2008, que trata do ensino da Arte, dividida nas áreas das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Por este motivo, faz-se necessário aprofundar a prática das atividades lúdicas que a música proporciona e que, associada aos recursos multimídias em sala de aula, enriquece o trabalho do professor, aprimorando a relação com o estudante e o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada traz uma abordagem qualitativa, utilizando-se de pré-experimento desenvolvido em sala de aula com estudantes de uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental. Finaliza-se com a descrição do experimento, o projeto “Música na Escola”, contextualizando as teorias que fundamentam a prática do uso da música. Utilizou-se a música em sala de aula com a proposição de favorecer o desenvolvimento cognitivo, linguístico, psicomotor e socioafetivo.
Abstract This paper deals with the contribution of music in the literacy and acquisition of reading and writing processes. It also shows that music as part of cultural manifestations contributes to the student's development as a whole. The study highlights the Law 11,769 / 2008, which deals with the teaching of Art, divided into the Visual Arts, Dance, Music and Theatre areas. For this reason, it is necessary to deepen the practice of recreational activities that music provides and associated them with multimedia resources in the classroom. It enriches the teacher's work, improving the relationship with the student and the teaching-learning process. The methodology used is a qualitative approach, using pre-experiment, developed in the classroom with students from a 2nd year class in an elementary school. It finishes with the description of the experiment, the project "Music in Schools", contextualizing the theories that underlie the practice of the use of music. We used the music classroom with the proposition of promoting the cognitive, linguistic, psychomotor and socio-affective development.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133865
Arquivos Descrição Formato
000982503.pdf (787.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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