Repositório Digital

A- A A+

Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias

.

Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias
Outro título Once upon a time : stories for children classic, new methodologies and technologies
Autor Lima, Regina da Silva
Orientador Tijiboy, Ana Vilma
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Alfabetização
Autoria
Literatura infantil
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Authorship
[en] ICT
[en] Literacy
[en] Rereading
Resumo A presente monografia pretende avaliar a contribuição do computador como tecnologia digital em uma atividade de releitura de histórias infantis clássicas, como forma de incentivo à autonomia e autoria dos alunos. Sabe-se que a grande evolução tecnológica e a velocidade com que a mesma se insere nos mais diversos ambientes, resultou em uma mudança comportamental no ambiente escolar: de um lado, alunos rodeados por inovações tecnológicas que relutam em demonstrar interesse pelas aulas tradicionais, do outro lado, professores despreparados para tanta tecnologia, preocupados em oferecer aulas com qualidade. Diante dessa realidade, esta pesquisa inicia-se a partir da evolução social das Tecnologias da Comunicação e Informação, suas potencialidades e desafios, bem como, as novas formas de comunicação existentes. Abrange-se as transformações vivenciadas pela escola, desde as características dos alunos até o novo papel do professor. Aborda-se os estudos sobre Alfabetização e TIC, sendo que as informações obtidas refletem a relevância de introduzir-se a tecnologia como apoio à leitura e escrita. A metodologia constitui-se a partir de uma experiência realizada com um grupo formado por 5 crianças, alunas de uma mesma escola municipal de Canoas, matriculadas no 2º ano do ensino fundamental, na qual as mesmas deveriam criar a releitura de algum conto clássico infantil, apropriando-se como modelo as atividades desenvolvidas anteriormente pela professora, reformulando sua sistemática com o auxílio de um editor de texto. Com base nesta experiência acredita-se que as práticas de leitura e escrita aliadas aos recursos tecnológicos podem proporcionar avanços para a alfabetização, oportunizando o desenvolvimento da autonomia e da autoria em relação à escrita. Os aspectos observados refletem a importância de futuros planejamentos mediados pelas TIC.
Abstract This monograph intends to evaluate the contribution of the computer as digital technology in a activity of rereading of classic children's stories as a way to encourage autonomy and authorship of the students. It is known that the great technological evolution and the speed in which it is inserted in many different environments, resulting in behavioral change in school environment: on one side, students surrounded by technological innovations are reluctant to show interest in traditional classes, on the other side, teachers unprepared for so much technology, worry about offering classes with quality. Given this reality, this search will start from the social evolution of information and communication technologies (ICT), its potential and challenges, as well as the new existing forms of communications. It covers the transformations experienced by the school, since the characteristics of students to the new role of the teacher. It discusses the studies on Literacy and ICT, and the obtained information reflects the relevance of introducing the technology as support for reading and writing. The methodology will be constituted from an experiment conducted with a group of 5 children, students of the same city school in Canoas, enrolled in the 2nd grade of elementary school, in which the same would create a rereading of some classic Children’s tale, appropriating as model activities developed previously by the teacher, reformulating its systematic with the help of a text editor. Based on this experience it is believed that the practices of reading and writing allied to technological resources can provide advances for literacy, providing opportunities for the development of autonomy and authorship in relation to writing. The aspects observed reflect the importance of future planning mediated by ICT.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133870
Arquivos Descrição Formato
000982096.pdf (5.250Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.