Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Josi Rosa dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Tamara Nunes dapt_BR
dc.date.accessioned2016-03-16T02:06:09Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133872pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta um estudo de campo realizado na região do Litoral Norte, do Estado do Rio Grande do Sul voltado para o conhecimento do uso do computador no processo de ensino da criança surda, bem como, compreender a educação de surdos numa escola estadual com classe especial para surdos. Para a obtenção de dados utilizou –se de pesquisa de campo, questionários, além de bibliografias pertinentes ao tema. Com a utilização destes instrumentos de pesquisa, foi possível observar um pouco da vida escolar, como também a cultura das crianças surdas observadas, possibilitando assim uma análise que resulta numa reflexão sobre como as escolas incluem o computador para o ensino de surdos e se respeitam e estimulam a língua de sinais. Percebeu-se também como os pais enxergam o ensino oferecido para o filho e quais as evoluções que conseguem ter nesta escola de ensino e currículo voltado para surdos neste trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a field study conducted in the North Coast region of Rio Grande do Sul State facing the knowledge of computer use in the deaf child's educational process , as well as understand the education of the deaf in a state school with special class for the deaf. To obtain data used -If field research , questionnaires , and relevant to the subject bibliographies . Using these research tools , we observed a bit of school life , but also the culture of deaf children observed , thus enabling an analysis that results in a reflection on how schools include computer for deaf education and respect and encourage sign language . It is also noticed how they see parents teaching offered to the child and what changes they can have in this college and curriculum geared toward deaf in this work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDeafen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectDeaf cultureen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectComputeren
dc.subjectComputadorpt_BR
dc.titleConsiderações sobre o computador como ferramenta de ensino da criança surdapt_BR
dc.title.alternativeConsiderations on the computer as deaf child teaching tool en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000982390pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples