Repositório Digital

A- A A+

O blog como extensão da sala de aula e recurso pedagógico para o ensino de matemática com alunos do Ensino Fundamental

.

O blog como extensão da sala de aula e recurso pedagógico para o ensino de matemática com alunos do Ensino Fundamental

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O blog como extensão da sala de aula e recurso pedagógico para o ensino de matemática com alunos do Ensino Fundamental
Autor Zancanaro, Rejane
Orientador Castilho, Maria Inês
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Blog
Ensino fundamental
Matemática
Prática pedagógica
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Learning
[en] Mathematical knowledge
Resumo Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta desenvolvida em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre com alunos do ensino fundamental. A pesquisa fez uso de um questionário investigativo em que professores e alunos foram questionados sobre o uso do blog na educação. O desenvolvimento da atividade visa tornar a ferramenta blog como extensão da sala de aula e recurso pedagógico para o ensino de Matemática. A construção do blog aborda a resolução e análise das questões das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), assunto escolhido pelo motivo de ser a primeira vez que a escola participa da OBMEP. Como resultado observou-se envolvimento da turma, integração entre alunos e aceitação desta nova tecnologia. Por fim, a utilização do blog na educação serviu como estímulo e contribuição para estudos futuros na área da Matemática.
Abstract This course conclusion work presents a proposal developed in Porto Alegre public schools with middle school students. The research has used an investigative questionnaire in which teachers and students were asked about using blog in education. The activity development aims to make the blog tool as an extension of the classroom and an educational resource for Mathematics teaching. The blog building addresses the resolution and issues analysis of the Brazilian Olympics of Mathematics Public Schools (OBMEP), subject chosen because it was the first time the school participed in the OBMEP. As a result there was involvement of the class, integration among classmates and acceptance of this technology. Finally, the use of blog in education served as a stimulus and contribution to future studies in Maths.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133881
Arquivos Descrição Formato
000982100.pdf (1.815Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.