Repositório Digital

A- A A+

O uso dos softwares educacionais no ensino de Ciências

.

O uso dos softwares educacionais no ensino de Ciências

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso dos softwares educacionais no ensino de Ciências
Autor Mion, Magliani
Orientador Falkembach, Gilse Antoninha Morgental
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ciências
Estudo de caso
Software educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Learning sciences
[en] Sciences software
[en] Science teaching
Resumo Com base em uma revisão bibliográfica e um estudo de caso, esse trabalho propôs uma análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Nesse caso, os softwares educacionais e suas aplicabilidades no ensino de Ciências. Este estudo consiste em analisar se alguns softwares educacionais disponibilizados gratuitamente podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II. Para tanto, foi feito o diagnóstico avaliativo entre as duas turmas de oitavos anos, sendo que, em uma delas, foram usados os softwares em conjunto com o ensino tradicional e na outra somente o ensino tradicional. Ao finalizarem-se as avaliações, chegou-se à conclusão de que os softwares auxiliam no processo de ensino e aprendizagem. Isso pode ser confirmado através dos gráficos de porcentagem, em que houve um aumento significativo nas notas dos alunos que fizeram o uso dos softwares. Estes ajudam a melhorar o processo de ensino aprendizagem, pois motivam os alunos além deles poderem retomar os conteúdos de forma diferente, mais atrativa, mais lúdica.
Abstract Based on a literature review and a case study, this paper proposed an analysis of the use of information and communication technologies, in this case, educational software and their applicability in the teaching of science. This study is to analyze if some educational software freely available can help in the teaching process and learning the discipline of Sciences of Primary Education II. Therefore, the evaluation diagnosis between the two groups of the 8th year was made, and in one of them, we used the software in conjunction with traditional teaching and the other only the traditional teaching. To finalize the assessments was reached to the conclusion that yes, the software assist in teaching and learning and this can be measured by the percentage of charts in which there was a significant increase in grades of students who took the use of the software. The software help to improve the teaching and learning process as motivate students beyond them can resume the contents of different, more attractive, more playful.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133910
Arquivos Descrição Formato
000981803.pdf (1.027Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.