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Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem

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Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem

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Título Tecnologias e as mudanças de paradigma do ensino aprendizagem
Autor Silveira, Elisangela Alchario da
Orientador Franciscatto, Roberto
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Software educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Audacity
[en] Education
[en] Learning
[en] Tecnology
Resumo Nos dias atuais vivencia-se um domínio das tecnologias pelos alunos. Para que a escola na pessoa dos educadores não se perca no tempo, é necessário que os mesmos acompanhem essa evolução e façam uso dela, uma vez que esta deve ser vista como uma grande aliada, uma ferramenta a mais que auxilia na construção do conhecimento. Apropriando-se desses recursos o professor pode conduzir os alunos para uma aprendizagem significativa, deixando de lado práticas pedagógicas tradicionais, partindo para metodologias inovadoras e atualizadas dentro do contexto e realidade a qual estamos inseridos. Portanto, este trabalho intitulado como "Tecnologias e a Mudança de Paradigma do Ensino Aprendizagem", propõe ao professor, que domine e alie os conteúdos aos meios tecnológicos, buscando atualizar-se para fazer uso de muitos meios que vão qualificar o trabalho em sala de aula. O presente trabalho procura utilizar o software audacity na construção de práticas pedagógicas específicas na disciplina de Língua Portuguesa, com a finalidade de ampliar e potencializar o processo ensino aprendizagem, proporcionando o desenvolvimento de autonomia, competências e principalmente a interação. Vários estudos teóricos embasaram a construção deste trabalho, dentre eles: Jean Piaget, José Manuel Moran e Paulo Freire, bem como, leituras e reflexões a cerca do assunto. Os resultados obtidos indicam o uso do software audacity como uma mudança da prática pedagógica descrita no decorrer do trabalho.
Abstract Nowadays experiences into a field of technology by students and for the school in the person of the teacher is not lost on time is necessary that they follow this evolution and make use of it, as it must be seen as a great ally, a tool more than helps in the construction of knowledge. Appropriating these resources the teacher can lead students to meaningful learning, setting aside traditional teaching practices changing the methodology, teaching innovative and updated classes within the context and reality in which we operate. Therefore, this work has the theme Technologies and Learning Teaching paradigm shifts, making it necessary for the teacher to dominate and combines the contents of technological means, seeking to update themselves to make use of many ways that will qualify the work room of class. This paper seeks to use the software audacity to build specific teaching practices in the discipline of Portuguese Language, in order to expand and enhance the learning process, allowing the development of autonomy, competence and especially the interaction. Several theoretical studies provided the basis for construction of this work including: Jean Piaget, José Manuel Moran and Paulo Freire well as readings and reflections about the subject. The results indicate the use of audacity software as a change of pedagogical practices described in this work.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/133984
Arquivos Descrição Formato
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