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dc.contributor.advisorRodrigues, Alessandra Pereirapt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Cristiane Janssen dept_BR
dc.date.accessioned2016-03-19T02:04:34Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/133990pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar jogos virtuais utilizados como complemento dos estudos de biologia do currículo no ensino médio. Em um primeiro momento há um referencial teórico enfatizando legislação, conceitos e significados dos jogos virtuais, seguido de um histórico com possibilidades de uso, as suas aplicações nas ciências biológicas e exemplos de jogos disponíveis. O estudo foi realizado através de observação e aplicação de planos de aulas com questões objetivas e subjetivas direcionadas há alguns jogos virtuais. Através dos resultados percebeu-se que há um número significativo de alunos com interesse nos jogos como complemento aos estudos de biologia. Todavia ainda pensa-se que deve haver uma reformulação do currículo de biologia, trazendo para este um aprendizado mais significativo e eficaz, que sirva não só para decorar, mas que seja um alicerce na construção de pensamento crítico.pt_BR
dc.description.abstractThe present study was conducted objective to analyze virtual games used as a complement to the studies of biology in high school curriculum. In a first moment there is a theoretical research encompassing legislation, concepts and meanings of virtual Games, followed of a historical with use of possibilities, their applications in the biological sciences and examples of games available. The study was conducted by observation and application lessons with objective and subjective issues some virtual games. From the results it is clear that a significant number of students with interest in the game in addition to biological studies. But still it is thought that there should be a review of the biology curriculum, bringing to this a more meaningful and effective learning, which will serve not only for decorating, but that is a building block in the construction of critical thinking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectVirtual gamesen
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectBiologyen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.titleO uso de jogos virtuais aplicados ao currículo de biologia do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeVirtual games used in the high school biology curriculum en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000979588pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Mídias na Educaçãopt_BR


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