Repositório Digital

A- A A+

A utilização do facebook como mídia social por escolas de educação infantil do município de Porto Alegre

.

A utilização do facebook como mídia social por escolas de educação infantil do município de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A utilização do facebook como mídia social por escolas de educação infantil do município de Porto Alegre
Autor Trindade, Elizabeth Sarates Carvalho
Orientador Geller, Marlise
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Educação infantil
Inclusão digital
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Digital inclusion
[en] Facebook
[en] Preschool
[en] Social media
Resumo Este trabalho apresenta um estudo de caso com 6 equipes diretivas das Escolas Municipais de Educação Infantil do Município de Porto Alegre, (EMEI/PoA) que estão utilizando o facebook com a finalidade de dar visibilidade digital as atividades realizadas dentro da escola. Um procedimento que possibilita o registro dos processos de escolarização das crianças de zero a cinco anos de idade. Na perspectiva da mídia social as postagens no facebook fornecem a oportunidade de aumentar a compreensão e o acesso da comunidade escolar a respeito das atividades desenvolvidas com as crianças. Também viabiliza “troca de experiências” entre as escolas de mesmo nível, na web, pelos exemplos de trabalhos expostos, fomentando o enriquecimento das práticas pedagógicas pela reflexão das ações, criatividade e disponibilidade para a execução de novos planejamentos inspirados em boas práticas.
Abstract This work presents a case study with 6 municipal preschools (EMEI/Poa) directive teams from Porto Alegre, that are using Facebook with the goal of getting digital visibility to the activities made inside the schools. A proceeding that enable the registre of the progress in kids education from ages zero to five. In the perspective of social media, those Facebook posts give the oportunity of increasing the school community comprehension and access about the activities realized with the children. It also viabilizes "experiences exchanges" between same level schools at the web, by the example of works, fomenting the enrichment of pedagogical practices by thinking about actions, creativity and the availableness to the execution of new plans inspired by new practices.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134004
Arquivos Descrição Formato
000979751.pdf (700.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.