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O uso dos jogos eletrônicos no ensino da matemática no período de transição entre o ensino fundamental I e II

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O uso dos jogos eletrônicos no ensino da matemática no período de transição entre o ensino fundamental I e II

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Título O uso dos jogos eletrônicos no ensino da matemática no período de transição entre o ensino fundamental I e II
Autor Kubiaki, Cristiane Schaffer
Orientador Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ambiente virtual
Ensino fundamental
Jogos pedagógicos
Matemática
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Games
[en] Mathematics
[en] Technologies
Resumo Esta pesquisa visa verificar se uso dos jogos eletrônicos ajudam no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos de matemática no período de transição do ensino fundamental I para o ensino fundamental II. O estudo com abordagem quantitativa exploratória englobou as diferenças entre dois métodos distintos de ensino. O primeiro com abordagem tradicional e o segundo com uma abordagem mais dinâmica, utilizando tecnologias, jogos alternadamente com aulas expositivas em sala de aula. O principal problema encontrado foi a falta de infraestrutura da escola, com a carência de equipamentos de informática. Concluiu-se que, com a aplicação deste método diferenciado, houve aumento de rendimento por parte dos discentes. Os jogos aplicados em conjunto com um planejamento adequado, proporcionam um maior interesse dos alunos e consequentemente, uma maior compreensão do conteúdo matemático.
Abstract This research aims to verify whether use of the electronic games help in the development of logical reasoning of mathematics students in the period of transition from elementary school to middle school II. The study of quantitative exploratory approach encompassed the differences between two different methods of teaching. The traditional approach and the second with a more dynamic approach, using technologies, games alternately with lectures in the classroom. The main problem encountered was the lack of school infrastructure, with the lack of computer equipment. It was concluded that, with the application of this method, an increase of income on the part of students. The games used in conjunction with proper planning, provide a greater interest of students and consequently, a greater understanding of the mathematical content.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134019
Arquivos Descrição Formato
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