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Jogos no ensino das ciências e a neuroeducação na educação básica

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Jogos no ensino das ciências e a neuroeducação na educação básica

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Título Jogos no ensino das ciências e a neuroeducação na educação básica
Autor Oliveira, Cristina Schuch de
Orientador Morais, Carlos Tadeu Queiroz de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Ambiente virtual
Aprendizagem significativa
Jogos pedagógicos
Matemática
Neurociências
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Digital games
[en] Math
[en] Meaningful learning
[en] Neuroscience
[en] Science
Resumo O presente trabalho tem a intenção de discutir sobre as possibilidades metodológicas da aplicação de conceitos da neurociência aliadas a utilização dos jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem na área das ciências do ensino fundamental, sexto ano. Sabendo da importância do lúdico no ensino e no desenvolvimento cognitivo dos educandos apresentaremos atividades que permitam a exploração e o uso desses recursos, a partir da exploração de Jogos Digitais. Inicialmente foi realizada uma pesquisa teórica sobre a utilização dos jogos digitais e a concepção didática baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de ciências e matemática, na busca de uma aprendizagem significativa. Em seguida se buscou relatos de experiências com a utilização dos conceitos de neurociência e dos jogos digitais na área das ciências e matemática na educação básica de 9 ano. Após foram realizadas atividades lúdica em sala de aula utilizando jogos digitais móbile e no laboratório de informática da escola. Conclui-se que, os jogos digitais baseados em conceitos neurocentíficos são ferramentas que podem auxiliar o aprendizado significativo de forma lúdica e prazerosa, mas faz-se necessário planejamento prévio e cuidadoso capaz de propiciar um trabalho pedagógico que induz os alunos a participar ativamente da aula compreendendo o conteúdo e a dinamização da disciplina.
Abstract This paper intends to discuss the methodological possibilities of applying neuroscience concepts combined with use of digital games in the teaching-learning process in science elementary school, sixth year. Knowing the importance of playfulness in education and cognitive development of students will present activities for the exploitation and use of these resources from the exploitation of Digital Games. A theoretical research on the use of digital games and the didactic design based on the National Curriculum Standards for teaching science and mathematics in the search for meaningful learning was initially performed. Then we sought experience reports with the use of neuroscience concepts and digital games in science and mathematics in basic education of nine years. After playful activities were carried out in the classroom using digital mobile games and in the school computer lab. In conclusion, digital games based on neuroscientific concepts are tools that can assist the meaningful learning in a fun and enjoyable way, but it is necessary prior and careful planning can provide a teaching job that induces students to actively participate in class comprising the content and dynamics of the discipline.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134024
Arquivos Descrição Formato
000979599.pdf (1.228Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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