Repositório Digital

A- A A+

O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação

.

O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O papel do professor frente ao uso das tecnologias da informação e comunicação
Outro título The role of the teacher against the use of information and communication technologies
Autor Silveira, Carla Eliane da
Orientador Rodrigues, Graciela Fagundes
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Percepção
Professor
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Information and communication technologies
[en] Pedagogical practice
[en] Teacher
Resumo Atualmente as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão presentes no cotidiano dos alunos mudando a forma de comunicarem-se, buscarem a informação e divulgá-la. Devido a isso, percebeu-se a importância de uma pesquisa que investigasse as concepções dos professores em relação uso das tecnologias na educação. O estudo foi desenvolvido através de uma abordagem de pesquisa qualitativa em duas etapas: uma pesquisa bibliográfica e a outra a realização de uma pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica foi baseada em leituras e reflexões desenvolvidas por autores como Moran (2010), Demo (2011), Kenski (2008), Valente (1998) e por fim Oliveira (2007). Utilizou-se como técnica de coleta de dados um questionário, que foi respondido por professores de uma Escola Municipal da cidade de Esteio/RS com o propósito de compreender que papel os professores atribuem à sua função frente ao uso das TICs na prática pedagógica. Pelas respostas do questionário associadas às reflexões advindas das leituras, constata-se a carência de informações e conhecimentos a respeitos das potencialidades das TICs para o processo pedagógico assim como o seu uso restrito. Além disso, existe a insegurança, por parte dos professores, na possibilidade de inovar utilizando-se TICs ou então a indiferença frente as mesmas como potencializadoras tanto para o seu planejamento quanto para a aprendizagem dos alunos. Concluiu-se que os professores precisam ser valorizados e incentivados através de formações continuadas para que sustentem mudanças significativas na utilização das TICs em sua prática pedagógica, assim como a necessidade de serem protagonistas, compreendendo a necessidade da prática estar associada ao contexto social que demanda outras possibilidades para o ensinar e o aprender.
Abstract Currently the Information and Communication Technologies (ICTs) are present in the daily lives of students changing the way people communicate, seek information and disclose it. Because of this, we realized the importance of research to investigate the views of teachers regarding the use of technologies in education. The study was developed through a qualitative research approach in two stages: a literature search and the other conducting field research. The literature review was based on readings and reflections developed by authors such as Moran (2010), Demo (2011), Kenski (2008), Valente (1998) and finally Oliveira (2007). It was used as data collection technique a questionnaire, which was answered by teachers from a municipal school in the city of Esteio / RS in order to understand what role teachers attach to the front due to the use of ICT in teaching practice. The questionnaire responses associated reflections arising from the readings, there has been a lack of information and knowledge to respect the potential of ICTs for the educational process as well as its restricted use. Also, there is insecurity among teachers the possibility to innovate using ICT's or else indifference the same as potentiating both your planning and for student learning. It was concluded that teachers need to be valued and encouraged through continuing education to sustain significant changes in the use of ICT in their teaching, as well as the need to be protagonists, including the need to practice to be associated with social context that demands other possibilities for teaching and learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134025
Arquivos Descrição Formato
000976490.pdf (311.5Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.