Repositório Digital

A- A A+

O uso do smartphone para pesquisas em sala de aula e sua potencialização das aprendizagens em Biologia : um estudo de caso no primeiro ano do Ensino Médio

.

O uso do smartphone para pesquisas em sala de aula e sua potencialização das aprendizagens em Biologia : um estudo de caso no primeiro ano do Ensino Médio

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso do smartphone para pesquisas em sala de aula e sua potencialização das aprendizagens em Biologia : um estudo de caso no primeiro ano do Ensino Médio
Outro título El uso de los smartphone de la investigación en el aula y la potenciación del aprendizaje de la biología : un estudio de caso en el primer año de la escuela media
Autor Silva, Cristiane de Oliveira
Orientador Schneider, Daisy
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Biologia
Ensino médio
Pesquisa
Sala de aula
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[es] Aprendizaje
[es] Enseñanza de biología
[es] Enseñanza media
[es] Pesquisa en sala de clase
[es] Smartphone
Resumo A presente monografia teve por objetivo verificar o uso do smartphone para pesquisas do conteúdo escolar de Biologia do Ensino Médio pela internet em sala de aula, com vistas a potencializar a sua aprendizagem. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com três turmas de primeiro ano da etapa de ensino mencionada em uma escola pública no município de Canoas-RS. A escolha desse tema deve-se à ausência de laboratório de informática na escola, carência de microscópios no laboratório de Ciências e da recorrente orientação para os discentes não utilizarem o smartphone em sala de aula. O trabalho efetiva-se por meio da observação descritiva de experiência didática, baseada na ação dos alunos da disciplina de Biologia em aulas com e sem o uso do smartphone. Assim, ampliando as possibilidades de inclusão digital e sanando a carência tecnológica na escola. A abordagem qualitativa propiciou a caracterização do perfil do público-alvo frente ao recurso tecnológico móvel e à sua efetiva utilização para pesquisas educacionais. Este estudo permitiu avaliar a integração do smartphone como recurso pedagógico para difusão do conhecimento científico da área de Biologia e para educação pela pesquisa com inclusão digital. O principal resultado encontrado foi a maior motivação e interação entre os educandos nas aulas, os quais se envolveram mais com os conteúdos e com a solução de situações-problema, mostrando uma aprendizagem efetiva em Biologia no Ensino Médio.
Resumen La presente monografía tuvo por objetivo verificar el uso de Smartphone para pesquisas del contenido escolar de Biología de Enseñanza Media en el internet en sala de clase para potencializar su aprendizaje. Para tanto, fue realizado un estudio de caso, con tres clases de primer año de este nivel de enseñanza, en una escuela pública en la ciudad de Canoas-RS. La elección de este tema se debe a la ausencia de laboratorio de informática en la escuela, carencia de microscopios en el laboratorio de Ciencias y de la recurrente orientación para los discentes no utilizaren el Smartphone en sala de clase. El trabajo se efectiva por medio de la observación descriptiva de la experiencia didáctica, basada en la acción de los alumnos de la disciplina de Biología en las clases con y sin uso del smartphone. Ampliando, así, las posibilidades de inclusión digital y sanando la carencia tecnológica en la escuela. El abordaje cualitativo propició la caracterización del perfil del publico-objetivo frente al recurso tecnológico móvil y su efectiva utilización para pesquisas educacionales. Este estudio permitió evaluar la integración del smartphone como recurso pedagógico para la difusión del conocimiento científico del área de Biología y para la educación por la pesquisa con inclusión digital. El principal resultado encontrado fue la mayor motivación e interacción por los educandos en las clases, se envolviendo más con los contenidos y con la solución de las situaciones-problema, presentan un aprendizaje efectivo de Biología de Enseñanza Media.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134026
Arquivos Descrição Formato
000979581.pdf (853.7Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.