Repositório Digital

A- A A+

Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

.

Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Rádio escolar e os gêneros textuais : uma proposta para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa
Autor Hartstein, Cristiane Lopes Nunes
Orientador Deus, Sandra de Fatima Batista de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Gênero textual
Língua portuguesa
Radiodifusão educativa
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Educational radio
[en] Learning
[en] School radio
[en] Teaching
[en] Textual genres
Resumo O presente trabalho é um estudo a respeito do surgimento do rádio no Brasil, a sua importância para o processo educativo ao longo da história brasileira e como hoje, as escolas estão inserindo essa mídia no processo de ensino-aprendizagem. Para verificar tal processo, será apresentado um estudo teórico sobre rádio educativo, a rádio a serviço da educação, a rádio escolar, os gêneros textuais escritos e orais e um estudo de caso de como é desenvolvido o projeto Rádio Escolar na rede municipal de Porto Alegre através da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Carlos Pessoa de Brum. Após o estudo de caso, que será de cunho qualitativo, pois será dividido em pesquisa, entrevistas, observações e coleta de materiais produzidos pelos colaboradores da rádio, será apresentado uma reflexão sobre o que vem sendo desenvolvido na Rádio Brum, assim como propostas para o desenvolvimento de um trabalho sobre gêneros textuais escritos e orais que favoreça, na rádio, o trabalho com a linguagem para o segundo semestre de 2015.
Abstract This work is a study about radio appearance in Brazil, its importance to the educational process throughout Brazilian history and how today, schools are entering this media in the teaching- learning process. To verify this process, a theoretical study will be presented on educational radio, the radio service of education, school radio, the written and oral genres and a case study of how developed the School Radio project in the municipal Porto Alegre through the Municipal School of Basic Education Councilman Carlos Person of Brum. After the case study, that will be of a qualitative nature, because it will be divided into research, interviews, observations and collection of materials produced by the staff of radio, a reflection on what has been developed in Radio Brum will be presented , as well as proposals for the development of work on written and oral genres that favors , radio , working with the language in the second half 2015.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134032
Arquivos Descrição Formato
000979594.pdf (188.8Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.