Repositório Digital

A- A A+

Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”

.

Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Matemática no país da literatura : uma proposta didática com o livro “Alice no país dos números”
Autor Zwiernik, Luara
Orientador Dalcin, Andréia
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Ensino de matematica
Resumo Este trabalho aborda a relação entre literatura e matemática presente no livro “Alice no País dos Números”, de Carlo Frabetti, através de uma proposta didática realizada com 20 alunos da turma de 8º ano da Escola Estadual de Educação Básica Dolores Alcaraz Caldas, situada na cidade de Porto Alegre. O objetivo do trabalho é perceber que potencialidades pedagógicas o livro “Alice no País dos Números” proporciona para o ensino de matemática. Durante a revisão de literatura, observei que a discussão sobre esta relação é recente na área da Educação Matemática, e que tal relação pode propiciar alternativas para o ensino e potencializar a aprendizagem da matemática escolar. Através das atividades realizadas e análise dos registros dos alunos, evidenciou-se a problematização da crença de que a Matemática precisa estar relacionada com a realidade do aluno para que a aprendizagem aconteça. Dentre os fatos que desencaderam esta questão destacamos a preferência dos alunos pelos capítulos do livro em que a narrativa não estabelece conexão com o cotidiano deles, chamando a atenção para o fascínio pelo infinito ou pela fantasia, por exemplo. Além disso, constatação a ser destada é a percepção de que matemática e literatura precisam estar bem articuladas no contexto da narrativa de modo que o aluno sinta afinidade com o texto e se envolva com as atividades propostas. O trabalho acena para várias possibilidade de continuidade, inclusive com a aplicação da proposta didática em outros anos escolares.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134176
Arquivos Descrição Formato
000986732.pdf (1.646Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.