Repositório Digital

A- A A+

Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas

.

Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Deficiência visual : doze ideias para a aula de matemática em classes inclusivas
Autor Vergara, Gabriela Fernandes Peralvo
Orientador Sant'Ana, Marilaine de Fraga
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática. Curso de Matemática: Licenciatura.
Assunto Deficiência visual
[en] Activities
[en] Educational resources
[en] Mathematics
[en] School inclusion
[en] Visual impairment
Resumo Este trabalho trata de um estudo relativo à inclusão escolar. Ao dispor de leis que garantem a matrícula do aluno com necessidades especiais em Escolas Regulares, e diante do crescimento do número de matrículas desse público alvo, as Instituições de Ensino vêm modificando seus espaços. A oferta de recursos e atendimento especializado, por vezes extraclasse, assim como o acompanhamento de um monitor para o aluno são estratégias que visam atender as necessidades especiais do educando para auxiliar no ensino-aprendizagem. Aqui discorro de um estudo objetivando compreender como a inclusão pode ser trabalhada em sala de aula para que o aluno, em especial com deficiência visual, possa estar dispondo dos mesmos recursos e atividades educacionais que os seus colegas de classe. Também abordo o papel do professor na inclusão, diversos recursos já disponíveis na literatura, as recomendações do atendimento especializado e os resultados de um questionário aplicado a professores que trabalharam em classes inclusivas. Por fim, apresento sete recursos e cinco atividades para que o professor possa trabalhar em sala de aula com todos os alunos e em grupos, voltadas para fortalecer a inclusão do aluno com deficiência visual em sala de aula.
Abstract This work is a study on school inclusion. With laws guaranteeing the enrollment of students with special needs in regular schools and given the growth in enrollment of this target audience, the educational institutions are changing their spaces. The supply of resources and specialized care, sometimes extracurricular, as well as the offer of a monitor for the student are strategies aiming to attend the special needs of the learner seeking to support him in the teaching-learning process. My study intends to show how inclusion can be worked into the classroom in order that the student, especially the visually impaired, can have the same resources and educational activities as their classmates. It also seeks to explain about the teacher's role in the inclusion, to analyze the resources already available in the literature, the recommendations of the specialized care and questionnaires applied to teachers. Finally, we will present seven features and five activities for teachers working in the classroom with all students and groups, focused on strengthening the inclusion of students with visual impairments in the classroom.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134186
Arquivos Descrição Formato
000986707.pdf (1.437Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.