Repositório Digital

A- A A+

O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula

.

O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título O uso do smartphone como ferramenta pedagógica em sala de aula
Outro título The use of smartphone as a classroom tool
Autor Kirsch, Marivani Briddi
Orientador Amaral, Érico Marcelo Hoff do
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Internet
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Telefone celular
[en] Digital technologies
[en] Education
[en] Mobile
Resumo O uso das novas tecnologias digitais nas escolas em especial o aparelho celular e smartphone, com recursos de acesso a internet entre outros aplicativos, amplia as possibilidades de ensino, no entanto, não é de hoje que educadores e pesquisadores vêm falando deste assunto. Com o avanço da globalização a tecnologia digital passou a ser inserida no cotidiano e as informações e os conhecimentos chegam com maior facilidade e de forma mais rápida até nós por meio dos computadores e da internet e agora através dos telefones celulares, que podem acessar de qualquer lugar ou a qualquer momento estas informações ou por meio da internet ou através de bluetooth. Este trabalho questiona a possibilidade do uso deste aparelho como uma ferramenta em favor da educação. Foram revistos alguns textos de autores renomados na área da educação, sobre o assunto, com isso fez-se uma explanação dando ênfase aos benefícios de sua utilização, baseado no desenvolvimento cognitivo do aluno e para que o ensino seja dinâmico e desafiador explorando suas inúmeras competências. Também foi visto o papel do professor nesse processo, onde ele se torna peça fundamental, bem como a necessidade de manter-se em formação continuada diante da explosão tecnológica em que vivemos. Realizou-se uma pesquisa com o uso de questionário, onde foi possível comprovar que a grande maioria dos alunos possuem smartfhone com acesso a internet e que estão com esse recurso dentro das salas de aula. A pesquisa nos mostra que esta faltando planejamento por parte dos professores para incluírem o smartfhone como um recurso de sala de aula ou extensão dela, para a realização de trabalhos ou até mesmo para tirar dúvidas da aula, organizar trabalhos em grupo, apoiar um colega que faltou a aula. Os benefícios do smartfhone como ferramenta pedagógica podem ser inúmeros, porém deve-se ter o cuidado de não desviar do objetivo que é a aprendizagem. Com este trabalho foi possível perceber o grande auxilio que os telefones móveis podem proporcionar em favor da aprendizagem.
Abstract The use of new digital technologies in schools especially the mobile device and smartphone with features of internet access among other applications, extends the possibilities of teaching, however, is not today's educators and researchers have been talking about this subject. With the advance of globalization digital technology has become embedded in routine and the information and knowledge come more easily and more quickly to us through computers and the Internet and now through the mobile phones that can access from any place or any time this information or through the Internet or via Bluetooth. This work questions the possibility of using this device as a tool for education. They reviewed some texts by renowned authors in the field of education on the subject, with that made up an explanation emphasizing the benefits of its use, based on the cognitive development of students and that teaching is dynamic and challenging exploring its many skills . He was also seen the teacher's role in this process where it becomes keystone, and the need to keep up on continuing education on the technological explosion in which we live. We conducted a survey of the questionnaire of use, where it was possible to prove that the vast majority of students have smartfhone with internet access and are with this feature within the classrooms. The research shows that this missing planning by teachers to include the smartfhone as a classroom resource or her extension, to carry out work or even to ask questions of class, organize group work, supporting a colleague who missed class. The benefits of smartfhone as a pedagogical tool can be numerous, but one should be careful not to deviate from the objective, which is learning. This work was possible to realize the great assistance that mobile phones can provide in favor of learning.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134387
Arquivos Descrição Formato
000986584.pdf (849.6Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.