Repositório Digital

A- A A+

TIC’S como aliadas da busca a construção do conhecimento

.

TIC’S como aliadas da busca a construção do conhecimento

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título TIC’S como aliadas da busca a construção do conhecimento
Autor Moreira, Morgana Giuseppe
Orientador Deus, Sandra de Fatima Batista de
Data 2015
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Especialização em Mídias na Educação.
Assunto Formação profissional
Inovação
Professor
Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
[en] Changes
[en] Education
[en] ICT
[en] Innovation
[en] Teacher training
Resumo A presente pesquisa trata da importância das TIC‟s na educação, abordando as dificuldades encontradas pelos educadores em usá-las e os principais fatores que contribuem para dificultar a inserção das mídias digitais no ambiente escolar. As TIC‟s estão presentes nas vivências escolares, portanto a demanda da sociedade exige que a escola e o professor se modernizem e redirecionem seus planejamentos. Ver as TIC‟s como uma aliada e não como o concorrente é o principal obstáculo a ser quebrado. Hoje a maior parte das escolas públicas possui sala digital, entretanto não são utilizadas porque os educadores não estão preparados para inseri-las no planejamento. Falar em Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas tornou-se tabu. Durante a pesquisa exploratória foram entrevistados professores de duas escolas públicas estaduais de Guaíba, sendo uma de ensino fundamental e a outra de ensino médio, com o objetivo de encontrar o motivo dos educadores não utilizarem as TIC‟s na sala de aula, os professores responderam questionários, buscando encontrar o foco do problema e a possível solução.
Abstract This research deals with the importance of ICTs in education by addressing the difficulties faced by educators in using them and the main factors contributing to hinder the integration of digital media in the school environment. ICTs are present in the school experiences, so demand of society requires that the school and the teacher modernize and redirect their planning. See ICTs as an ally and not as the competitor is the main obstacle to be broken. Today most of the public schools have digital room, but are not used because the teachers are not prepared to enter them in the planning. Speaking of Information and Communication Technology in schools has become taboo. During the exploratory research were interviewed teachers from two public schools of Guaiba, one elementary school and one high school in order to find the reason of educators do not use ICTs in the classroom, the teachers answered questionnaires, trying to find the focus of the problem and possible solution.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/134434
Arquivos Descrição Formato
000986599.pdf (1.603Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.