Repositório Digital

A- A A+

A prática competitiva amadora do voleibol nos clubes de Porto Alegre

.

A prática competitiva amadora do voleibol nos clubes de Porto Alegre

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título A prática competitiva amadora do voleibol nos clubes de Porto Alegre
Autor Menegotto, Francine Morim
Orientador Mazo, Janice Zarpellon
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Bacharelado.
Assunto História do esporte
Voleibol
Resumo Nas primeiras décadas do século XX, o voleibol foi apresentado aos portoalegrenses pela Associação Cristã de Moços (ACM) estabelecida em 1901, na cidade de Porto Alegre. Verificou-se o desenvolvimento do voleibol em clubes que fomentavam outras práticas esportivas na década de 1920. Por exemplo, a “Sociedade Ginástica Porto Alegre, 1867” (SOGIPA) instituiu o Departamento de Voleibol em 1926. No período, o voleibol estava sob a tutela da Liga Atlética de Porto Alegre (LARG), entidade fundada em 1925 para supervisionar vários esportes, dentre eles, o voleibol. Até então, as poucas competições eram amistosas e organizadas pela iniciativa dos clubes. O primeiro campeonato oficial de voleibol de Porto Alegre é datado de 1928, organizado pela LARG. Novos clubes incorporam o esporte nos anos de 1930, possibilitando a realização em 1942 do primeiro campeonato metropolitano da modalidade em Porto Alegre. Não apenas nos clubes da capital o voleibol expandiu-se, mas também em outras cidades do estado do Rio Grande do Sul, criando-se as condições para a realização do primeiro Campeonato Estadual de Voleibol em 1945. O objetivo do estudo é descrever como ocorreram as competições de voleibol, desde o ano de 1945, quando realizou-se a primeira competição estadual até os anos de 1970 Evidenciou-se, por meio dos jornais analisados e da revisão bibliográfica sobre o assunto, que desde a introdução do voleibol em Porto Alegre até o final dos anos de 1930, as competições oficiais eram limitadas ao âmbito local. Na década de 1940 ocorre o intercâmbio entre clubes portoalegrenses com clubes de países vizinhos, bem como a realização, em 1945, do primeiro Campeonato Estadual de Voleibol. Todavia, no cenário regional, a organização de uma entidade exclusiva para o voleibol no Rio Grande do Sul somente ocorreria em meados dos anos de 1950. Tal fato também favoreceu a realização, em 1958, do Campeonato Sul Americano de Voleibol Masculino e Feminino em Porto Alegre. Nesta época, atletas sul-rio-grandenses começaram a ser convocados para compor as seleções de voleibol, tanto masculina quanto feminina, visando a representação do Brasil em eventos internacionais. O Brasil disputou os Jogos Pan-Americanos em Chicago, nos Estados Unidos, em maio de 1959. Esta e outras competições realizadas na década de 1960 foram significativos para melhorar o desempenho tanto dos atletas quanto dos treinadores de voleibol do estado. Mesmo com este 4 percurso, o voleibol nos clubes e entidades sul-rio-grandenses adentrou os anos 1970, permeado pelas características de um esporte amador.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134689
Arquivos Descrição Formato
000986340.pdf (60.17Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.