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Gestão do conhecimento em organizações públicas: o caso da PROCERGS-Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul

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Gestão do conhecimento em organizações públicas: o caso da PROCERGS-Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul

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Título Gestão do conhecimento em organizações públicas: o caso da PROCERGS-Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul
Autor Embaló, Mamadú Mutaro
Orientador Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Assunto Gestão do conhecimento
Gestão pública
[en] Innovation
[en] Knowledge creation
[en] Knowledge management
[en] Procergs
[en] Publicorganizations
Resumo O estudo objetiva pesquisar de que forma a PROCERGS-Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul faz a Gestão do Conhecimento. A proposta deste trabalho apresenta-se pelo fato da PROCERGS ser a maior empresa de informática do Rio Grande do Sul, que apoia a ação do governo na modernização de Gestão Pública, melhorando assim os serviços prestados ao cidadão e democratizando a informação. Trata-se de um estudo de caso de caráter exploratório e de abordagem qualitativa que permitiu a análise e compreensão detalhada de como a empresa faz a Gestão do Conhecimento e descobrir quais as práticas, ferramentas e ações que estimulam a criação do conhecimento para gerar inovação, e também conhecer quais agentes que atuam na Gestão do Conhecimento dentro da empresa. Os dados foram coletados através de uma entrevista estruturada com questões abertas, baseadas num questionário aplicado presencialmente. Conclui-se que a PROCERGS faz a Gestão de Conhecimento com o intuito de incentivar o desenvolvimento da inovação de forma contínua, utilizando diversas práticas e ferramentas nas suas atividades de gestão do conhecimento, como uma forma de possibilitar a criação do conhecimento e participação de todos os seus funcionários no processo de Gestão de Conhecimento. E no que se refere à equipe que atua na Gestão do Conhecimento, verificou se que ela é composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento.
Abstract The study aims to research how the PROCERGS-Company of Rio Grande do Sul State Data Processing makes the Knowledge Management. The purpose of this paper presents because of PROCERGS be the Rio Grande do Sul largest computer company, which supports the government's action in the public administration modernization, thus improving the services provided to citizens and democratizing information. It is an exploratory case study and qualitative approach that allowed the analysis and detailed understanding of how the company is Knowledge Management and find out what the practices, tools and actions to stimulate the creation of knowledge to generate innovation, and to know which agents working in knowledge management within the company. Data were collected through a structured interview with open questions, based on a questionnaire administered in person. We conclude that the PROCERGS makes knowledge management in order to encourage the development of continuous innovation, using various practices and tools in their knowledge management activities, as a way to enable the creation of knowledge and participation of all its staff in the knowledge management process. And when it comes to staff engaged in knowledge management, it found that it is composed of professionals from various fields of knowledge.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/134833
Arquivos Descrição Formato
000987579.pdf (631.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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