Repositório Digital

A- A A+

Relacao entre o angulo da ponta do eletrodo e a geometria do cordao de solda no processo de soldagem tig

.

Relacao entre o angulo da ponta do eletrodo e a geometria do cordao de solda no processo de soldagem tig

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Relacao entre o angulo da ponta do eletrodo e a geometria do cordao de solda no processo de soldagem tig
Autor Paris, Aleir Antonio Fontana de
Orientador Kiss, Francisco Jose
Data 1986
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Energia e dos Metalurgia e dos Materiais.
Assunto Soldagem a arco elétrico
Resumo No processo de soldagem TIG (Tungstênio Inerte Gás), um dos fatores que influenciam o formato do cordão de solda é o ângulo da extremidade do eletrodo. Para estudar o comportamento do arco elétrico em função da geometria de ponta do eletrodo e suas conseqüências nos cordões de solda, efetuaram-se soldagens sobre corpos de prova sem deposição de material (bead-on-plate) através de parâmetros controlados e a mecanização do processo. Parâmetros tais como vazão do gás, velocidade de avanço da tocha e comprimento do arco foram testados para verificar a atuação em conjunto com o ângulo do eletrodo. Pela análise metalográfica (macrografia) estudaram-se os perfis dos cordões de solda, verificando-se que o ângulo exerce uma influência significativa na característica do arco tensão-corrente, na largura e profundidade de penetração da solda. Para maiores ângulos de extremidade do eletrodo obteve-se aumento na penetração, diminuição da tensão e largura do cordão de solda para uma mesma intensidade de corrente.
Abstract In Gas Tungsten Arc Welding (GTAW) the weld bead shape is affected by the electrode tip angle. To study the electrical arc behavior against the electrode tip geometry and thei effects on the weld bead shape, several welding tests were performed through controlled parameters and process mechanization. Parameters such as gas flow, torch travel speed and are length were tested to verify the effect of the electrode angle on the weld bead shape. Studies on the weld bead profile through metallographical analysis showed that the vertex angle have a significant influence on the bead widht, on the weld penetration depht and on the volt-ampere characteristic. For larger tip angles and same currente intensity, an increased weld penetration, and reduction in voltage and weld bead widht was obtained.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/1363
Arquivos Descrição Formato
000011939.pdf (13.06Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.