Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarvalho, Marie Jane Soarespt_BR
dc.contributor.authorKonrath, Mary Lúcia Pedrosopt_BR
dc.date.accessioned2008-08-27T04:12:40Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/13738pt_BR
dc.description.abstractO objetivo da Dissertação é verificar e analisar as diferentes estratégias utilizadas nos planejamentos de professores para o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”. Para isso, utilizei este objeto de aprendizagem no curso de extensão para professores, intitulado Formação de professores para avaliação e uso de recursos digitais na Educação, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o segundo semestre de 2006. Foram analisados 5 planejamentos realizados por 8 professores, 3 depoimentos e o vídeo degravado da apresentação de alguns destes planejamentos pelos alunos do curso de extensão. Nessa pesquisa foram utilizados os autores Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) e Moran (2006). Assim, as análises foram agrupadas em 5 categorias, extraídas dos próprios planejamentos: 1) abordagem pedagógica, 2) orientação metodológica do trabalho, 3) função do professor, 4) técnicas e 5) conteúdos. Observou-se que na maioria dos planejamentos, o uso do objeto de aprendizagem “Nós no mundo”, propiciou um trabalho a partir do viés da mediação pedagógica, assim como se verificou que as estratégias pedagógicas planejadas pelos professores estão relacionadas também com sua formação, concepção de abordagem pedagógica, vivências e visão sobre os usos possíveis dos recursos tecnológicos na sua prática pedagógica.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of the dissertation is to check and analyze the different strategies employed in the teachers' planning concerning the learning object "Nós no mundo". The learning object was introduced in an extension course for teachers, entitled Teachers' training for evaluation and use of digital resources in Education, conducted at the Federal University of Rio Grande do Sul, in the second half of 2006. For the analysis, I selected 5 plans made by 8 teachers, 3 testimonies and the transcribed video of the plans presentation realized by the extension course students. This research had as reference the authors Gandin (1985, 2006), Rodrigues (2002, 2003), Xavier (2002), Masetto (2006) and Moran (2006). The analyses were organized in 5 categories, extracted from the plans: 1) pedagogical approach, 2) methodological orientation of the plan, 3) role of the teacher, 4) technics and 5) content. It was verified that in most plans, the use of the learning object "Nós no mundo" provided an activity orientated by pedagogical mediation, as well as the fact that the pedagogical strategies planned by the teachers are also linked to their formation, conception of pedagogical approach, experience and view of the possible uses of the technological resources in their pedagogical practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectEducational planningen
dc.subjectTeaching strategiesen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectLearning objectsen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.title"Nós no mundo": exploração de estratégias pedadógicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coCarneiro, Mára Lúcia Fernandespt_BR
dc.identifier.nrb000617612pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples