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Habilidades motoras fundamentais e aptidão física relacionada à saúde em crianças : um estudo descritivo e associativo

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Habilidades motoras fundamentais e aptidão física relacionada à saúde em crianças : um estudo descritivo e associativo

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Título Habilidades motoras fundamentais e aptidão física relacionada à saúde em crianças : um estudo descritivo e associativo
Autor Ignácio, Mauro Castro
Orientador Valentini, Nadia Cristina
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Assunto Aptidão física
Criança
Habilidade motora
[en] Fundamental motor skills
[en] Physical fitness and health
[en] School
[en] TGMD-2
Resumo Os componentes da aptidão física relacionada à saúde estão associados a doenças crônicas, cardiovasculares e outros malefícios relacionados ao sedentarismo em crianças, jovens e adultos. Compreender os mecanismos que são determinantes para a adoção e manutenção da prática de atividades físicas durante a juventude e vida adulta é importante, entretanto, ainda não estão bem claros. Sabe-se que um dos fatores importantes para manutenção de uma prática de atividades física é a proficiência nas habilidades motoras fundamentais. O objetivo do presente estudo é (1) investigar a influência do sexo e idade no desempenho motor e aptidão física de escolares e (2) identificar as possíveis associações entre habilidades motoras fundamentais e os componentes da aptidão física relacionada à saúde em escolares. Trata-se de um estudo associativo, realizado com 49 crianças entre 8 e 10 anos de idade, de ambos os sexos, devidamente matriculadas em uma escola da rede pública de ensino de Porto Alegre, saudáveis e sem qualquer impeditivo para a pratica de atividades físicas. Foi utilizado para avaliar as habilidades motoras fundamentais o Teste of Gross Motor Development- Second Edition (TGMD-2), desenvolvido por Ulrich e validado no Brasil por Valentini, e para avaliar a aptidão física relacionada à saúde, foram utilizados os testes do Projeto Esporte Brasil (Proesp-Br). Foi utilizado o teste de Shapiro Wilk para verificar a normalidade dos dados. Estatística de tendência central (média e desvio padrão) foi empregada para descrever as habilidades motoras e a aptidão física relacionada à saúde. A Ancova foi utilizada para verificar o efeito da idade e do sexo nas variáveis. Correlações de Pearson foram conduzidas para avaliar possíveis relações entre a aptidão física relacionada à saúde e habilidades motoras fundamentais. Não foram encontrados efeitos significativos da idade e do sexo tanto nas habilidades motoras fundamentais quanto nos componentes da aptidão física relacionada à saúde. Foram encontradas correlações positivas, significativas e moderadas entre locomoção e resistência muscular localizada (r=0,480 p<0,001), locomoção e resistência aeróbica (r=0,395 p=0,002) controle de objeto e flexibilidade (r=0,360 p=0,005) e controle de objeto e resistência aeróbica (r=0,382 p=0,003). Crianças com melhor proficiência motora se engajam mais em atividades físicas, proporcionando uma melhora nos níveis de aptidão física relacionada à saúde, evidenciando a importância de oferecer experiências motoras diversificadas para as crianças na fase escolar, buscando criar hábitos de vida ativa e saudável que serão perpetuados durante a vida adulta.
Abstract The components of health-related physical fitness are associated with chronic diseases, cardiovascular and other sedentary lifestyle-related harm in children, youth and adults. Understanding the mechanisms that are essential to the practice of adopting and maintaining physical activity during youth and adulthood is important, however, are not very clear. It is known that one of the important factors for maintaining physical activity is the proficiency in the fundamental motor skills. The aim of this study is (1) to investigate the influence of gender and age in motor performance and physical fitness for school and (2) identify possible associations between fundamental motor skills and the components of physical fitness and health in school. It is an associative study with 49 children between 8 and 10 years old, of both genders, properly enrolled in a school in the public education system in Porto Alegre, healthy and without any impediment to the practice of physical activities . Was used to assess the fundamental motor skills the Test of Gross Motor Development-Second Edition (TGMD-2), developed by Ulrich and validated in Brazil by Valentini, and to assess the physical fitness and health, the Sport Design tests were used Brazil (PROESP-Br). The Shapiro-Wilk test was used to verify the normality of the data. Central tendency statistics (mean and standard deviation) was used to describe motor skills and physical fitness related to health. The ANCOVA was used to determine the effect of age and sex on variables. Pearson correlations were conducted to evaluate possible relationships between physical fitness and health and basic motor skills. There were no significant effects of age and gender both in fundamental motor skills as the components of physical fitness and health. Positive, significant and moderate correlations between movement and muscular endurance (r = 0.480 p <0.001) were found, movement and aerobic resistance (r = 0.395 p = 0.002) object control and flexibility (r = 0.360 p = 0.005) and control object and aerobic resistance (r = 0.382 p = 0.003). Children with better motor proficiency is more engaged in physical activities, providing an improvement in the levels of physical fitness and health, highlighting the importance of offering diversified motor experiences for children in school age, seeking to create active and healthy lifestyle habits that will be perpetuated during adulthood.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/138254
Arquivos Descrição Formato
000989077.pdf (493.0Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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