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Desempenho térmico : análise de uma edificação escolar padrão proinfância instalada no município de Camaquã

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Desempenho térmico : análise de uma edificação escolar padrão proinfância instalada no município de Camaquã

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Título Desempenho térmico : análise de uma edificação escolar padrão proinfância instalada no município de Camaquã
Autor Milan, Victoria Bottini
Orientador Kirchheim, Ana Paula
Torres, Maurício Carvalho Ayres
Data 2015
Nível Graduação
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Assunto Engenharia civil
Resumo O Proinfância foi instituído em 2007, pelo governo federal, com o objetivo de ampliar a infraestrutura de educação infantil, que apresenta um déficit atual de 55% de vagas em todo o Brasil. O Fundo Nacional de Desenvolvimento a Educação disponibiliza quatro projetos padronizados que têm sido replicados em todo território nacional sem levar em consideração as diferentes condições climáticas de cada localidade, causando prejuízos de conforto térmico aos usuários. Este trabalho apresenta uma avaliação do desempenho térmico de um projeto padrão Proinfância tipo C implantado na cidade de Camaquã (Rio Grande do Sul). A avaliação foi qualitativa e utilizou parâmetros e os métodos quantitativos da NBR 15.575 e da ASHRAE Standard 55. Foram utilizados referências bibliográficas e softwares de apoio como o Analysis BIO, o Google SketchUp Pro, o plug-in Legacy OpenStudio e o EnergyPlus. Os resultados encontrados demonstraram que a norma nacional apresenta uma avaliação mais branda quando comparada à internacional, apresentando resultados de desempenho superiores. A avaliação segundo a ASHRAE Standard 55 indicou que, em média, 45% do período de ocupação escolar os níveis de desempenho estão fora do intervalo de conforto térmico, exigindo que sejam consumidos 1078 kWh/ano de energia com sistemas de arrefecimento e resfriamento para elevar os níveis de desempenho térmico a fim de alcançar os níveis de desempenho térmico requeridos.
Tipo Trabalho de conclusão de graduação
URI http://hdl.handle.net/10183/138337
Arquivos Descrição Formato
000989627.pdf (1.754Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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