Repositório Digital

A- A A+

Entre a qualidade de vida e uma vida com qualidades

.

Entre a qualidade de vida e uma vida com qualidades

Mostrar registro completo

Estatísticas

Título Entre a qualidade de vida e uma vida com qualidades
Autor Gimenes, Gabriel de Freitas
Orientador Silva, Rosane Azevedo Neves da
Data 2015
Nível Mestrado
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional.
Assunto Biopolítica
Qualidade de vida
Subjetivação
[en] Biopolitics
[en] Modes of subjectification
[en] Quality of life
Resumo Esta dissertação se caracteriza como uma problematização da qualidade de vida enquanto uma importante questão que atravessa de diversos modos nossa atualidade. Essa questão é trabalhada no texto em três momentos distintos e complementares, em cada qual se busca compor e decompor uma pergunta que atue como chave de acesso a um nível de complexidade específico e possibilite saltos de compreensão de um momento ao outro. No primeiro momento a qualidade de vida é apresentada como uma expressão de uso comum e generalizado, de modo que o texto se movimenta em um percurso descritivo dos distintos usos e significados dessa expressão. No segundo momento essa falação sobre qualidade de vida é tensionada para que se tornem visíveis alguns enunciados que circulam, se repetem e se transformam num campo aberto de disputas, em função do qual essa qualidade de vida é produzida como uma questão que importa. No terceiro momento essa produção da qualidade de vida como uma questão que importa e que precisa ser gerida é pensada a partir do conceito de dispositivo, e o texto caminha assim como um percurso analítico por entre as distintas linhas que compõem esse dispositivo de qualidade de vida até alcançar as linhas de subjetivação, como limite do dispositivo, como resistência e criação. Após esses três momentos, o texto salta para um interstício poético-filosófico composto por fragmentos de aforismos nietzscheanos que tocam o tema da grande saúde, na busca por uma perspectiva que explore linhas de fuga e de criação pelas quais seja possível pensar e experimentar outros lugares e outros modos para uma vida com qualidades. Ao fim do percurso o texto é apresentado em um pequeno ensaio, que pode ser lido tanto no fim quanto no início da dissertação, no qual é esboçado um contraste entre a qualidade de vida e uma vida com qualidades.
Abstract This dissertation is characterized as a problematization of the quality of life as an important issue that permeates in many ways our actuality. This issue is analyzed in the text in three different moments, in each the effort is to build up and down a question that works as an access key to specific complexity levels and that allows jumps in understanding from one moment to another. At the first moment the quality of life is presented as a widely used expression, and the text goes as a description of different uses and meanings of this expression. At the second moment this discourses about quality of life are tensioned to render visible some statements that circulates, are repeated and transformed within an open field of disputes, in relation to which this quality of life is produced as an issue that matters. At the third moment this production of quality of life as an issue that matters and that needs to be managed is thought through the concept of dispositif, and the text goes as an analytical route through the distinct lines that composes this dispositif until it reaches the lines of subjectification, as the limit of the dispositif, as resistance and creation. After this discussion in three moments, the text jumps to a poetic-philosophic interstice made of fragments of some nietzschean aphorisms that touches the theme of great health, in a search for some perspective that explores some possible lines of escape and creation by which it is possible to experiment another places and modes for a life with qualities. At the end of this track the text is presented through a little essay, that can be read both at the end or at the beginning of the text, in which it is sketched a contrast between the quality of life and a life with qualities.
Tipo Dissertação
URI http://hdl.handle.net/10183/138352
Arquivos Descrição Formato
000989810.pdf (1.110Mb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

Este item está licenciado na Creative Commons License

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(ões)


Mostrar registro completo

Percorrer



  • O autor é titular dos direitos autorais dos documentos disponíveis neste repositório e é vedada, nos termos da lei, a comercialização de qualquer espécie sem sua autorização prévia.
    Projeto gráfico elaborado pelo Caixola - Clube de Criação Fabico/UFRGS Powered by DSpace software, Version 1.8.1.