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Relação entre comprometimento organizacional e desempenho no trabalho

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Relação entre comprometimento organizacional e desempenho no trabalho

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Título Relação entre comprometimento organizacional e desempenho no trabalho
Autor Garcia, Cinara de Assumpção Nunes
Orientador Antunes, Elaine di Diego
Data 2007
Nível Especialização
Instituição Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de especialização a distância: Gestão de negócios financeiros - Banco do Brasil.
Assunto Banco do Brasil.
Comprometimento organizacional
Psicologia organizacional
Recursos humanos
Resumo Muito se tem pesquisado desde o século XX sobre comprometimento organizacional (CO), no entanto pouco relacionando a ligação entre CO e desempenho no trabalho. A área de psicologia organizacional faz uma busca incessante sobre os antecedentes, correlatos e conseqüentes do comprometimento organizacional. E muito também, pode-se afirmar, tem-se pesquisado sobre a relação entre comprometimento organizacional com muitos comportamentos do empregado. Mowday et al. (1979), por exemplo, afirmam que o CO é um importante construto entre outros determinantes em modelar e pesquisar o comportamento do empregado em organizações. Mottaz (1988) afirma que a popularidade do conceito de CO parece estar relacionada com suas ligações com muitos comportamentos importantes do empregado. Segundo Bastos (1993), o CO pode ser um melhor preditor de vários produtos humanos no contexto de trabalho, a exemplo do turnover, absenteísmo e qualidade do desempenho. Seguindo a linha de pesquisa de Fonseca (2001) que descreve em suas sugestões para futuras pesquisas: “também deveriam ser realizadas pesquisas com um número menor de agências, mas que se pudesse colher dados do ambiente organizacional, através da observação direta dos mesmos. Neste caso, a aplicação de pesquisas qualitativas, medidas de criatividade e desempenho individuais seriam de grande valor”. Assim, o presente estudo busca levantar a possível relação existente entre comprometimento organizacional e desempenho no trabalho nas agências do Banco do Brasil do Setor Varejo da Cidade de Joinville, em Santa Catarina. Para tanto, adota-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso único, buscando identificar tal relação. Verificou-se que a média do CO afetivo e do CO instrumental mostrou resultados superiores se onde pode-se dizer que a maioria dos funcionários apresenta ter um vínculo mais caracterizado por um sentimento de pertencer e identificação com os valores do BB, bem como um vínculo pelo cálculo de ganhos e perdas por permanecer como membro da organização. Observou-se também um pequeno aumento no CO da fase meio (de 3 a 8 anos) para fase final (9 anos ou mais). Enquanto que no desempenho no trabalho obtém-se uma ligeira queda da fase meio para a fase final.
Tipo Trabalho de conclusão de especialização
URI http://hdl.handle.net/10183/13904
Arquivos Descrição Formato
000649632.pdf (612.3Kb) Texto completo Adobe PDF Visualizar/abrir

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